Curitibano perde quase quatro dias do ano no trânsito
Pesquisa internacional analisa engarrafamentos na capital
O curitibano passa, em média, quase quatro dias do ano parado no trânsito. É isso que aponta na edição mais recente da pesquisa Traffic Index, que analisou mais de 551 bilhões de quilômetros em 387 cidades do mundo. O estudo, que é realizado por uma empresa especializada em soluções de GPS, aponta que, na capital paranaense, o motorista gastou 94 horas em engarrafamentos ao longo do ano passado.
Na análise do engenheiro de transportes e especialista em mobilidade urbana, Hugo Alexander Martins Pereira, o cenário está ligado ao aumento da frota de veículos e também à baixa adesão ao transporte coletivo.
Outro destaque é para o tempo médio para percorrer uma distância de dez quilômetros, que teve alta de 20 segundos em 2023, com total de 22 minutos e 20 segundos, na comparação com o ano anterior. Para reverter a situação, o especialista aponta para o investimento no transporte público.
Entre as 387 cidades do mundo avaliadas, Curitiba está em 38º lugar. Já entre as capitais brasileiras, Recife tem a pior situação, com média anual de 116 horas no trânsito, seguida de Belo Horizonte, com 109 horas. Em terceiro lugar, aparece São Paulo, com 105 horas, seguida de Porto Alegre, com 100 horas.
Reportagem: Larissa Biscaia