Curitibano prodígio encerra turnê de despedida com concerto no Teatro Positivo

 Curitibano prodígio encerra turnê de despedida com concerto no Teatro Positivo

Foto: Cida Demarchi/Divulgação: Arquivo Pessoal

Foto: Cida Demarchi/Divulgação: Arquivo Pessoal

Depois da turnê relâmpago com apresentações no Paraná e Santa Catarina, o jovem pianista curitibano Estefan Iatcekiw se despede oficialmente do Brasil hoje (11) à noite. Estefan tem só 15 anos e sobe ao palco do Grande Auditório do Teatro Positivo para um concerto inédito em homenagem ao público e às pessoas que apoiaram a trajetória dele na música.

O adolescente é o primeiro da história do Conservatório Tchaikovsky a ser admitido com menos de 17 anos de idade. Ele embarca para Moscou, na Rússia, em 26 de agosto, e já está sentindo o gostinho da saudade.

Estefan terminou o Ensino Médio no ano passado, de forma antecipada. Em solo russo, ele vai estudar por seis anos no maior conservatório de piano do mundo e, quando deixar instituição, terá o diploma de graduação no Ensino Superior e também o de mestrado. Toda a renda arrecadada com as apresentações vai ser usada para custear a viagem.

Josiane Vergara é a mãe do Estefan e fala sobre o turbilhão de sentimentos que a família vive nesse momento em que um ciclo termina e outro começa. Ela também vai para a Rússia acompanhar o filho.

Acima de tudo, Josiane acredita que a música do filho tem sido capaz de aproximar as pessoas da arte.

Estefan foi o primeiro colocado lV Concurso Internacional de Piano Rachmaninov para Jovens Pianistas, realizado na Alemanha no ano passado. Ele obteve a melhor interpretação da obra do compositor russo, mas garante que não conseguiu esse feito sozinho.

Após a apresentação de hoje, Estefan participa ainda de um espetáculo da Orquestra Sinfônica do Paraná, no dia 11 de agosto. Os ingressos da apresentação de hoje custam a partir de R$ 40 e podem ser comprados pelo Disk Ingressos ou na bilheteria do teatro.

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem