CuritibaGeral

Curitibanos já podem fazer avaliação de saúde simplificada em academias

Medida deve facilitar aceso à pratica monitorada e desafogar sistema der saúde

 Curitibanos já podem fazer avaliação de saúde simplificada em academias

Foto: Arquivo/Agência Brasil

As academias e personal trainers de Curitiba já podem aplicar avaliações de saúde mais simples para os alunos. A lei nº16.017, que permite a utilização do formulário PAR-Q, ao invés de um atestado de saúde emitido por um médico foi sancionada na última sexta-feira e já está em vigor. Para se ter uma ideia, a mudança deve impactar pelo menos 103 mil pessoas que praticam atividades físicas em academias ou em equipamentos públicos da Prefeitura.

Além de facilitar o acesso à prática de exercício com acompanhamento profissional, a medida ainda vai contribuir para desafogar o sistema de saúde, como avalia o autor da lei, vereador Marcelo Fachinello (PSC).

A avaliação de saúde deve ser feita antes de começar uma nova prática e periodicamente, uma vez por ano. Pela lei, gestantes, menores de 18 anos e alunos idosos ainda precisam passar por avaliação médica para ingressar em academias.

O médico ortopedista Antonio Kruger indica porque é importante que a prática de exercícios tenha acompanhamento profissional sempre que possível.

É claro que todo mundo já ouviu falar sobre os benefícios para a saúde de começar a se exercitar. Mas um estudo realizado pelo King’s College de Londres em parceria com a Asics descobriu os efeitos de parar de praticar atividades físicas por uma semana. Segundo a pesquisa, foi como se os participantes tivessem tido privação de sono no mesmo período. O estado mental deles caiu 18%; o nível de energia, 23%; e a capacidade de lidar com o estresse diminuiu 22%. A pesquisa contou com 1000 esportistas voluntários de 21 países, incluindo o corredor britânico olímpico Iwan Thomas.

De acordo com o ortopedista, a prática de atividade física melhora a saúde física, traz inclusive um sono de maior qualidade e favorece a saúde mental e emocional.

A boa notícia é que, segundo a pesquisa, a retomada de 15 minutos de exercícios diariamente, já traz um retorno das condições gerais de saúde para patamares adequados.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Rua Fernando Amaro passa a ter sentido único

Rua Fernando Amaro passa a ter sentido único

Os agentes de trânsito estarão na região para orientar os motoristas.

Bazar solidário a partir de R$ 5,00 chega a Curitiba

Bazar solidário a partir de R$ 5,00 chega a Curitiba

O evento é no próximo final de semana, nos dias 20 e 21 de abril