CuritibaGeral

Curitibanos podem sugerir até domingo (23) mudanças na LOA

Consulta pública pode ser feita pela internet e diretamente nas administrações regionais

 Curitibanos podem sugerir até domingo (23) mudanças na LOA

Foto: divulgação/Câmara Municipal de Curitiba

Os curitibanos têm até domingo (23) para sugerir as áreas que mais precisam de investimentos na cidade em 2023. A consulta pública à Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima um valor inédito de R$ 10,2 bilhões para as despesas, pode ser feita fisicamente ou pela internet.

As urnas para depositar as sugestões ficam nas administrações regionais e no prédio da Câmara até sexta-feira (21). Pela internet, a consulta vai até domingo (23). No formulário online, é possível elencar 3 de 10 áreas para receber investimentos, entre assistência social; cultura; educação; esporte e lazer; habitação; meio ambiente e sustentabilidade; obras; saúde; segurança; e trânsito.

Veja mais:

Segundo o presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (Pros), as respostas serão contabilizadas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização e divulgadas em audiência pública no dia 1º de novembro, em plenário.

Enviado pela Prefeitura de Curitiba no fim do último mês, o orçamento deve ser votado até dezembro.

A consulta pública é a segunda oportunidade que a população tem para sugerir mudanças e melhoras na gestão dos recursos municipais. Em julho, moradores puderam participar do Fala Curitiba com sugestões para a LOA de 2023.

Das 16 cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes, apenas Curitiba, através da Câmara Municipal, realiza consulta à população antes de votar a Lei Orçamentária Anual (LOA). A coleta e a sistematização das sugestões constam no Regimento Interno da Câmara.

Em Curitiba, além da audiência, coordenada pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, na presença de técnicos da prefeitura, o Legislativo realiza extraordinariamente a consulta pública. No ano passado, foram 896 participações, recolhidas nas urnas colocadas nas dez administrações regionais e pela internet.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa