CuritibaServiços

Curitibanos relatam meses de espera para emitir RG

Site do Instituto de Identificação não têm horários disponíveis na capital

 Curitibanos relatam meses de espera para emitir RG

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Paraná

Curitiba encontram dificuldades para agendar a emissão do RG. No site do Instituto de Identificação, por onde é feito o processo, as datas na cidade aparecem como “indisponíveis”. O local mais próximo com agendamento aberto é o município de Agudos do Sul, que fica a 68 quilômetros de distância da capital. A espera pode chegar a dois meses, como é o caso do barbeiro e ouvinte da BandNews FM, Maurice Boguslawski. Ele e a esposa tentam agendar a emissão do documento do filho desde março. Ao acordar de madrugada, conseguiram encontrar um horário disponível

Já o administrador Antônio Aníbal encontrou mais facilidade em emitir um passaporte para o filho, de quatro anos de idade, do que agendar a emissão do RG pelo site.

O vigilante Luciano Santos anda com o documento estragado há três meses, por não conseguir um novo agendamento.

Em nota a Polícia Civil ressaltou que para a diminuição da necessidade de agendamento e aumento do número de vagas a PCPR vem trabalhando com tecnologias para a solicitação do documento de RG de forma online. Para o pedido de segunda via, o usuário conta com o serviço totalmente online, sem necessidade de agendamentos ou deslocamentos. Nos casos em que necessitem de atendimento presencial, as vagas de agendamento na Capital são liberadas diariamente às 11h e tem levado até duas horas para se esgotarem. Na capital a força-tarefa aos sábados também continua, mas o número de ausências sem desmarcar chega próximo aos 25%. A orientação para a população é que sempre que não puder comparecer, cancele o agendamento para que a vaga possa ser usada por outra pessoa.

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa