Curso prepara mais de 300 servidores para atendimento de maus-tratos a cães e gatos no Paraná

 Curso prepara mais de 300 servidores para atendimento de maus-tratos a cães e gatos no Paraná

normal_Oliver_antes

normal_Oliver_antes
Foto: ONG 4 Patas/ANPr

Mais de 300 servidores do Instituto Água e Terra do Paraná participam de uma capacitação para prestar um melhor atendimento a animais domésticos vítimas de maus-tratos.

O objetivo é proporcionar acesso à formação básica para profissionais dos municípios, que vão poder auxiliar outros órgãos no atendimento de diferentes casos.

As aulas são online, através do portal do Núcleo de Educação a Distância da UNIOESTE. A necessidade do curso surgiu depois de uma solicitação do Ministério Público do Paraná de indicar profissionais do instituto para atuar na verificação das denúncias recebidas no Estado.

Elas podem ser feitas pelo telefone 181 ou pela Ouvidoria do IAT. Entre janeiro e outubro, somente o canal do Instituto Água e Terra recebeu 124 denúncias.

A ouvidoria prontamente redireciona a denúncia a outros canais, como da Delegacia Especializada e do Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde. Com a capacitação, os profissionais também podem verificar as denúncias e, caso necessário, solicitar apoio das forças policiais.

Segundo a coordenadora de Recursos Naturais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Fernanda Braga, o curso possui um conteúdo criterioso dentro da temática de crimes contra animais domésticos.

O veterinário Luiz Marcelo Farinha falou sobre a empolgação com as primeiras aulas.

A ONG SOS 4 Patas, com sede em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, é uma das parceiras. A diretora da instituição, Mariane Mazzon, destaca que profissionais capacitados dão agilidade à solução dos casos.

Maus-tratos a animais domésticos, assim como a animais silvestres, é crime. Em setembro deste ano foi sancionada Lei Federal, que aumenta a pena para maus-tratos contra cães e gatos que prevê condenação de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem