Política

Damares Alves assina protocolos de intenções com o governo do Estado

 Damares Alves assina protocolos de intenções com o governo do Estado

Foto: Felipe Harmata

(Foto: Felipe Harmata/BandNews FM Curitiba)

Dois protocolos de intenções entre o Estado com o Governo Federal foram assinados nessa segunda-feira pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Em passagem por Curitiba ela assinou parcerias que buscam fortalecer as ações em defesa da mulher e também das crianças e adolescentes.

O primeiro convênio prevê a uniformização do encaminhamento de denúncias referentes à violência contra a mulher praticada no Paraná, oriundas do Disque 100 e do Ligue 180. Qualquer denúncia que tenha ocorrido no Paraná agora será repassada ao Governo Federal, que vai encaminhar para uma central única no Estado, encarregado de analisá-la e distribuí-la.

A segunda iniciativa busca a implementação de ações integradas de capacitação e formação continuada para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.  Segundo a ministra o objetivo é dar celeridade às medidas protetivas e melhorar a base de dados e de indicadores para o mapeamento das violações em todo o Estado.

Depois de assinar os protocolos, a ministra foi até a Assembleia Legislativa para receber o título de Cidadã Benemérita do Paraná. Durante a sessão o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputado Tadeu Veneri (PT), pediu a palavra e disse que iria se retirar da sessão porque como presidente da comissão não se sentia à vontade para permanecer presente.

Ele citou como motivo as declarações polêmicas que Damares têm dado com relação aos Direitos Humanos, desde que ela assumiu o cargo.

O presidente da Assembleia Ademar Traiano (PSDB) também pediu a palavra e disse que a atitude de Veneri está dentro da liberdade de manifestação que um deputado possui.

O deputado Fernando Francisquini (PSL) autor da proposta de homenagem a Damaris disse que fez o pedido pelos mesmos motivos que fizeram com que Tadeu Veneri saísse da sessão.

A visita de Damaris a Assembleia Legislativa estava prevista para a manhã desta segunda-feira mas foi transferida para a tarde porque o aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, permaneceu fechado durante boa parte da manhã, o que impediu o pouso do voo da ministra.

A aeronave teve que se deslocar para o aeroporto de Florianópolis para abastecimento, atrasando a chegada dela em Curitiba.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário