De Xambrê, no noroeste, paranaense Thaisa Moreno representa o Brasil na Copa do Mundo da FIFA Feminina

 De Xambrê, no noroeste, paranaense Thaisa Moreno representa o Brasil na Copa do Mundo da FIFA Feminina

(Foto: reprodução/Instagram)

(Foto: reprodução/Instagram)

A Seleção Brasileira se prepara para a estreia na Copa do Mundo Feminina da FIFA no próximo domingo, às 10h30, contra a Jamaica. Entre as jogadoras convocadas pelo técnico Vadão está uma paranaense: a volante Thaisa Moreno, natural de Xambrê, no noroeste do Estado. Aos trinta anos, a jogadora do Milan participa de seu segundo mundial. Ela já circulou por vários países, como Suécia, Islândia e Estados Unidos. Mas segundo o tio, Edson Botelho, ela começou pequena, fazendo as vezes de uma goleira improvisada.

Filha de um comerciante e uma professora, Thaisa começou a se dedicar ao futebol ainda criança. A mãe até tentou outras atividades, chegou a colocar filha em aulas de piano, mas a harmonia da música não despertou o mesmo sentimento que a harmonia dos campos. A mãe, Gisele Morais Rosa Moreno, conta que Thaisa começou a jogar profissionalmente aos treze anos, depois de um olheiro gostar do futebol dela em um torneio na região. Aos 15 ela saiu de casa, em busca do sonho de ser uma grande jogadora.

Por causa do trabalho em sala de aula, Gisele não pode ir para a França acompanhar os jogos da filha de perto. Moradora de Umuarama, a 20 quilômetros da cidade natal de Thaisa, ela vai assistir tudo daqui e está feliz pela visibilidade que o torneio ganhou neste ano – é a primeira vez que será transmitido pela tv aberta. Mas se frustrou com a falta de empolgaçãodo comércio: não encontrou enfeites nem acessórios à venda para decorar a escola onde trabalha.

Por outro lado, a pequena Xambre, com pouco mais de 5 mil e 700 habitantes deve se reunir nos dias de jogos para ver a conterrânea com a camisa da seleção. A mãe é só orgulho – não só pelo profissionalismo da filha, mas também pela persistência para alcançar o que queria.

A seleção brasileira feminina de futebol está em busca do título inédito na Copa do Mundo – o melhor resultado foi o vice em 2007, com derrota para a Alemanha. Após a rodada contra a Jamaica, o Brasil enfrenta a Austrália, na quinta-feira (13), às 13h, e a Itália, no dia 18 de junho, às 16h. A Band TV transmite as partidas.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: reprodução/Instagram)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem