Defesa Civil amplia cobertura de sistema de videoconferência para monitoramento remoto de desastres

 Defesa Civil amplia cobertura de sistema de videoconferência para monitoramento remoto de desastres

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil ampliou a cobertura das salas de videoconferência para monitoramento remoto de desastres em mais quatro órgãos. Curitiba, 16/11’2017 Foto: Ricardo Almeida / ANPR

Foto: Ricardo Almeida / ANPR

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná ampliou a cobertura das salas de videoconferência para monitoramento remoto de desastres. Agora, o Simepar, o Comando Geral da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o Gabinete de Gestão e Informação (GGI) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastre (Ceped) – estão integrados ao sistema. O sistema foi ampliado também para as estruturas móveis da Defesa Civil. De acordo com o coordenador do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo, tenente Anderson Gomes das Neves, o sistema vai ajudar a identificar situações de emergência e facilitar a tomada de decisão para agilizar o trabalho das equipes de apoio.

Na prática, o sistema que funciona por tablets ou até mesmo por celular, permite a comunicação da equipe que está no local da ocorrência com as equipes que estão nas salas de controle. Em situações de desastres naturais, por exemplo, as equipes de apoio vão poder planejar melhor o deslocamento e o tempo de resposta será menor.

Com a ampliação, o Estado passa a contar com 20 unidades integradas. Todas as regionais já utilizam o sistema. O investimento para ampliar a cobertura foi de R$ 163 mil e ao todo o Estado aplicou R$ 505 mil no sistema e estrutura física.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.