CuritibaGeral

Defesa Civil de Curitiba reforça orientações para período de chuvas

Em caso de emergência, o cidadão pode ligar para o telefone 199 da Defesa Civil

 Defesa Civil de Curitiba reforça orientações para período de chuvas

Foto: Daniel Castellano

As orientações para o período de chuvas são reforçadas pela Defesa Civil de Curitiba. O reforço ocorre por causa do aumento das chuvas de alta intensidade e dos ventos fortes que atingem a capital paranaense e a Região Metropolitana. O coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson de Lima Ribeiro, explica que é preciso ter cuidados antes, durante e depois da chuva, para que acidentes, como curto-circuito ou quedas em buracos, sejam evitados.

O coordenador técnico da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), Marcelo Solera, revela que imóveis próximos de rios e terras estão sujeitos a desmoronamento ou deslizamento.

A Defesa Civil orienta que pedestres e motoristas não passem por cima de áreas alagadas. Quando for possível, o ideal é adiar a saída de casa, a pé ou de carro, durante o temporal. Fatores como baixa luminosidade e efeitos imprevistos devem ser levados em conta. Quando a chuva passar, é indicado que o indivíduo faça a limpeza de utensílios, objetos e cômodos que tenham entrado em contato com a água. Assim, evita-se doenças. Em uma emergência ou se tiver dúvidas, o cidadão pode ligar para o telefone de emergência 199 da Defesa Civil. Para retirada de árvores da via pública, o contato é a Central 156 de Atendimento ao Cidadão.

Reportagem Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.