Defesa Civil fecha acordo com liderança do movimento dos caminhoneiros para tráfego de cargas especiais

 Defesa Civil fecha acordo com liderança do movimento dos caminhoneiros para tráfego de cargas especiais

Foto: Ricardo Almeida / ANPr

Foto: Ricardo Almeida / ANPr

A Defesa Civil do Paraná fez um acordo com representantes do movimento dos caminhoneiros que estão com atividades paradas desde segunda-feira (21) para liberar o trânsito de cargas especiais. A proposta é autorizar o tráfego de caminhões da Copel e da Sanepar, veículos carregados com combustível para carros oficiais e ambulâncias, com carga viva e ração, insumos hospitalares e com alimentos que abastecem presídios.

Os caminhões vão ser identificados com um adesivo da Defesa Civil e terão a passagem liberada nos pontos de protesto. A reunião foi feita na noite desta quinta-feira (24).

O presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de São José dos Pinhais, Plínio Dias, afirma que o encontro foi produtivo e que é uma forma de manter a mobilização sem trazer riscos para a população.

Os caminhões com as cargas especiais vão ser identificados com um adesivo feito pela Defesa Civil, colado no parabrisa. Segundo o coordenador executivo da Defesa Civil, major Antônio Hiller, os adesivos já começaram a ser produzidos e a entrega terá apoio da Polícia Militar. Caminhões com as cargas especiais que estejam parados nos pontos de protesto terão autorização para deixar o movimento e seguir viagem.

Caminhões com combustível para veículos oficiais e ambulâncias seguem com escolta da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar. Essa medida já havia sido adotada desde a noite de quarta-feira (23).  Hiller destaca que o acordo traz soluções são paliativas e localizadas, para tentar diminuir o impacto da paralisação no Paraná.

Além da reunião, o Governo do estado teria também solicitado à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (AGEPAR) que estude a viabilidade da não cobrança de pedágio do eixo suspenso dos caminhões enquanto durar a crise de desabastecimento de combustível. Dois vídeos foram divulgados pela Defesa Civil explicando o acordo e pedindo o apoio dos caminhoneiros para colocar em prática as medidas combinadas na reunião.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem