Defesa de Lula inclui conversas de Moro com Dallagnol em ação que pede liberdade do petista no STF

 Defesa de Lula inclui conversas de Moro com Dallagnol em ação que pede liberdade do petista no STF

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A defesa do ex-presidente Lula apresentou nesta quinta-feira (13) ao Supremo Tribunal Federal (STF) as conversas divulgadas pelo site The Intercept entre o ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol, da Operação Lava Jato, como prova da parcialidade do magistrado na condução de ações penais envolvendo o petista. As mensagens foram apresentadas ao STF dentro de habeas corpus no qual a defesa de Lula pede a liberdade com base na suspeição de Moro.

No documento, os advogados apontam que as conversas relatam “situações incompatíveis com a ‘exigência de exercício isento da função jurisdicional’ e denotam o completo rompimento da imparcialidade objetiva e subjetiva”. Os advogados do ex-presidente, desde o início da tramitação dos processos em primeira instância, sustentam que Moro seria um juiz parcial e que não poderia julgar as ações contra o petista.

Para embasar a petição, os advogados utilizam uma frase de Moro a respeito da divulgação de conversas entre Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016. Em uma entrevista a um programa de televisão, o ex-juiz justificou a publicidade dos áudios afirmando que “o problema não era a captação do diálogo e a divulgação do diálogo, o problema era o diálogo em si, o conteúdo do diálogo”.

Na mesma entrevista, Moro disse que as conversas captadas, entre Lula e Dilma, tinham o objetivo de burlar a Justiça. O pedido de habeas corpus de Lula será analisado pela Segunda Turma do STF no dia 25 de junho. O colegiado do Supremo que vai analisar o pedido de suspeição de Moro é composto por cinco ministros: Cármen Lúcia, Edson Fachin, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Nos diálogos publicados pelo site The Intercept no último domingo, Sergio Moro orienta o Ministério Público Federal sobre um possível informante a ser ouvido em uma investigação sobre Lula, cobra de Deltan a deflagração de novas fases da Lava Jato, sugere a inversão da ordem de ações da operação e antecipa decisões judiciais que tomaria.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem