Defesa de Lula recorre ao STF, pede a liberdade do ex-presidente e o afastamento dos procuradores da Lava Jato

 Defesa de Lula recorre ao STF, pede a liberdade do ex-presidente e o afastamento dos procuradores da Lava Jato

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ao STF hoje (13) um novo pedido de habeas corpus. Os advogados do petista querem que seja reconhecida a suspeição dos procuradores da força-tarefa Lava Jato em Curitiba. Além disso, a defesa requer a liberdade imediata do ex-presidente, preso desde abril do ano passado, após condenação em segunda instância no Caso Triplex.

De acordo com os advogados, os procuradores falharam ao observar as garantias constitucionais da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da imparcialidade. Diz o defensor Cristiano Zanin Martins, em nota, que “o fato de o MPF ser parte da ação penal não permite que seus membros atuem infringindo tais garantias”.

Ao pedir a suspeição dos procuradores, a defesa do ex-presidente Lula citou as mensagens trocadas pela força-tarefa Lava Jato em Curitiba e por figuras centrais da operação, como o ex-juiz Sergio Moro. O conteúdo tem sido divulgado pelo portal The Intercept Brasil, que teve acesso a um pacote completo, com o apoio de outros veículos e jornalistas – entre eles o âncora da BandNews FM Reinaldo Azevedo.

Um habeas corpus com 102 páginas foi protocolado pela defesa do petista hoje. O pedido de suspeição dos procuradores da República deve tramitar na 2.ª Turma do Supremo Tribunal Federal — a mesma que está julgando, desde novembro do ano passado, um pedido de suspeição contra Sergio Moro. O STF não tem prazo para analisar os pedidos de suspeição e liberdade.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem