Política

Defesa pode tentar transferir júri até o dia do julgamento de Carli Filho

 Defesa pode tentar transferir júri até o dia do julgamento de Carli Filho

(Foto: Reprodução/TJPR)

(Foto: Reprodução/TJPR)

O Superior Tribunal de Justiça negou mais um pedido de habeas corpus da defesa do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho para impedir a realização do júri popular na semana que vem.

A decisão liminar é do ministro Sebastião Reis Júnior, da sexta turma do STJ, e deve ser publicada amanhã (22). A defesa de Carli Filho tenta tirar o júri de Curitiba e alega que a comoção em torno do caso pode interferir na decisão dos jurados caso o julgamento ocorra na cidade.

Segundo o professor de direito penal, Cassio Rebouças de Moraes, essas tentativas de desaforamento podem ser feitas até a data do julgamento. E, se a transferência das sessões para outra cidade não for autorizada, somente imprevistos como a falta de testemunhas essenciais poderia adiar o júri.

O júri está previsto para começar na terça-feira da próxima semana e pode se estender até quarta. Carli Filho é acusado de duplo homicídio por um acidente de trânsito que matou Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20, em maio de 2009.

O ex-deputado seguia a mais de 160 quilômetros por hora, com sinais de embriaguez e o direito de dirigir suspenso, quando atingiu o carro dos dois jovens. Até oito testemunhas podem ser ouvidas no julgamento. Entre elas está a deputada federal Christiane Yared, mãe de uma das vítimas.

Pessoas que presenciaram o acidente e que estavam em um restaurante de onde Carli Filho saiu momentos antes da colisão também devem ser ouvidas. Segundo Moraes, caso alguma das testemunhas não compareça ao júri, elas respondem judicialmente.

Cerca de 200 pessoas vão poder acompanhar o júri – a 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba vai distribuir senhas na próxima sexta-feira, dia 23, para os interessados em assistir.

Moraes explica o passo a passo de cada parte do processo – com possibilidade de réplicas e treplicas da defesa e da acusação, a expectativa é que o julgamento se estenda pelos dois dias.

Caso o juiz decida interromper as sessões para um intervalo, os jurados devem ficar incomunicáveis durante este tempo. O juiz é quem determina como a situação vai ser conduzida.

O júri popular é composto por 7 pessoas, sorteadas pouco antes do início do julgamento, entre 25 pessoas intimadas a estar no fórum no dia da sessão.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia