ParanáGeral

Delegacia de crimes antigos esclarece 114 casos em 2022

De três anos para cá, 200 inquéritos foram concluídos e encaminhados para a Justiça

 Delegacia de crimes antigos esclarece 114 casos em 2022

Foto: Albari Rosa/AEN

114 crimes esclarecidos. Números que colocam o ano de 2022 como o mais produtivo da história da Delegacia de Homicídios de Maior Complexidade (DHMC) da Polícia Civil do Paraná.

Veja mais:

Criada em 2014 para a investigação de crimes antigos ocorridos em Curitiba, são direcionados para a unidade casos considerados mais complexos e que não foram solucionados dentro do período de dois anos na delegacia de origem.

Além disso, a delegacia também ficou responsável pela elucidação de casos mais antigos. Segundo o delegado titular da unidade, Marcos Fernando da Silva Fontes, são crimes que envolvem dificuldades ligadas à dinâmica dos fatos, depoimentos controversos e outras peculiaridades.

Nos últimos oito anos foram centenas de investigações solucionadas. Para se ter uma ideia, de três anos para cá, mais de 200 inquéritos foram concluídos e encaminhados para a Justiça. Alguns de grande repercussão, como o assassinato da menina Raquel Genofre, ocorrido em 2008.

O homicídio da menina de 8 anos foi solucionado 11 anos depois, graças ao cruzamento de dados no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Outro exemplo foi a solução do homicídio de Adriano Peres da Silva, ocorrido em abril de 2012, no bairro Bacacheri. A elucidação, nove anos depois, foi possível devido à localização de novas testemunhas, que sob a condição de anonimato, forneceram informações determinantes para a conclusão do caso.

O Paraná é o único estado brasileiro que conta com uma delegacia especializada em crimes antigos. Uma iniciativa que vem ganhando destaque a nível nacional, como o reconhecimento durante o 3º Encontro Nacional de Diretores de Departamento de Homicídios, realizado em dezembro do ano passado.

A DHMC, além de contar com uma equipe de policiais especializada, também utiliza importantes ferramentas tecnológicas. Uma delas é o Sistema AFIS Criminal, do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), que faz o cruzamento de impressões digitais encontradas em cenas de crimes com o novo banco de dados nacional.

Outro exemplo é o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), que faz um confronto digital entre armas apreendidas e estojos recolhidos em crimes antigos.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Frederico Machado

Governo alerta para tentativas de golpe com guias do IPVA

Governo alerta para tentativas de golpe com guias do IPVA

Paraná recebe, em média, 20 denúncias por semana

Receita libera consulta a lote residual do IR 2023

Receita libera consulta a lote residual do IR 2023

Mais de 21 mil paranaenses estão contemplados nesta etapa