Deliverys feitos por drones serão testados em Curitiba em 2025
Os voos testes serão concentrados nos bairros Prado Velho e Rebouças
Um projeto de entregas feitas por drone será testado em 2025 em Curitiba. Nesta quarta-feira (27), um voo inaugural foi feito no Parque Tanguá, para representar a iniciativa. A empresa Atech, do Grupo Embraer, será responsável pelos experimentos práticos do delivery no espaço aéreo curitibano.
O intuito do projeto é assegurar o planejamento do serviço de forma segura. O CEO da Atech, Rodrigo Persico, explica que com os testes, as entregas podem ser regulamentadas e viabilizadas comercialmente.
A parceria foi possível pelo decreto Sandbox municipal. Ele autoriza, de forma experimental e temporária, testes de produtos e serviços inovadores na cidade, sem a necessidade de todas as licenças e alvarás normalmente exigidos.
O voo inaugural desta quarta-feira (27) fez a primeira entrega pública de delivery com drones, para o prefeito Rafael Greca. Ele recebeu uma placa com uma homenagem por ter sido o primeiro curitibano a receber uma entrega com a tecnologia.
O secretario de Inteligência Artificial, Dario Paixão, explica que os testes de 2025 serão concentrados na região do Prado Velho e Rebouças.
Ainda não há prazo para terminar o estudo. Em Curitiba, o acordo para os testes é válido por um ano.
Reportagem: Brenda Niewiorowski