PolíticaEleições

Deltan Dallagnol critica TCU por investigar diárias da Lava Jato

Ex-procurador e pré-candidato diz que investigação é perseguição política motivada por vingança

 Deltan Dallagnol critica TCU por investigar diárias da Lava Jato

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ex-procurador da República Deltan Dallagnol nega irregularidades no pagamento de diárias, passagens aéreas e gratificações a procuradores que atuaram na força-tarefa Lava Jato em Curitiba. O Tribunal de Contas da União decidiu aprofundar as investigações sobre a suspeita e deve emitir, até quinta-feira (14), uma cobrança de quase dois milhões e 800 mil reais a Dallagnol e ao ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Exonerado do Ministério Público Federal e pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, Deltan se diz vítima de perseguição do “sistema”, que segundo ele busca vingança contra quem combate a corrupção.

Em uma longa defesa publicada na internet, o ex-procurador chefe da força-tarefa Lava Jato em Curitiba afirma que o sistema de diárias era o mais econômico para os cofres públicos. Ele também afirma que jamais recebeu ou autorizou o pagamento das gratificações, uma vez que essa atribuição não é estadual, mas federal. Ou seja, Dallagnol afirma que a responsabilidade sobre as operações não é dele, mas da Procuradoria-Geral da República.

Na sequência, o ex-coordenador da Lava Jato passou a conjecturar as razões pelas quais o Tribunal de Contas da União decidiu aprofundar as investigações. Para Dallagnol, trata-se de perseguição política. Ele pondera que as diárias, passagens aéreas e gratificações foram consideradas regulares por três procuradores-gerais, pela auditoria interna do MPF e pela própria área técnica do TCU. Por fim, ele ressalta que o trabalho da força-tarefa alcançou resultados inéditos em termos de valores recuperados, na ordem de 15 bilhões de reais. O valor, segundo Dallagnol, justifica os custos das diárias pagas a procuradores que atuavam na Lava Jato, embora estivessem lotados em procuradorias de outras cidades ou estados.

Nesta terça-feira (12), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União decidiu aprofundar as investigações sobre supostas irregularidades nestes pagamentos. Um relatório produzido pelo próprio TCU apontou o pagamento de 2 milhões e 557 mil reais em diárias e passagens a cinco procuradores da República, entre 2014 e 2021.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões