Dengue avança 67,7% em apenas 14 dias

 Dengue avança 67,7% em apenas 14 dias

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Pela segunda semana consecutiva, mais de 500 casos de dengue foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De acordo com o boletim semanal mais recente, divulgado nesta terça-feira (09), o Paraná tem um total de 2.553 registros. Em apenas 14 dias, os casos confirmados aumentaram 67,7% no estado. O aumento expressivo tem uma explicação: um tipo diferente do vírus, o DEN-2, passou a circular com mais força no estado.

A médica veterinária Ivana Belmonte, do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, alerta que é esperado um aumento nos casos pelo menos até maio:

A especialista lembra que imunidade criada pelas pessoas que já tiveram dengue vale apenas para o mesmo tipo do vírus. Ou seja, cada ser humano pode ter dengue até quatro vezes na vida, porque a imunidade ao vírus da variação DEN-1, por exemplo, não garante a defesa do organismo contra o DEN-2. A médica explica que a circulação do vírus é cíclica e imprevisível:

Para controlar o avanço dos casos, Ivana Belmonte afirma que “não há como reinventar a roda”. As orientações são as mesmas de sempre: evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença:

O boletim semanal da dengue confirmou a morte de uma idosa de 80 anos, em Cascavel, no Oeste. Ela foi a terceira vítima da doença desde o início do período epidemiológico, em agosto do ano passado. Os outros dois casos que resultaram em morte foram registrados em Londrina, no Norte.

O boletim desta terça-feira (09) também confirmou o primeiro caso contraído no Paraná de Zika vírus. O registro é de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem