Dengue é motivo de preocupação no próximo ciclo de verão
Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) alerta para importância da vacinação
A Sociedade Brasileiras de Infectologia (SBI) alerta a população para a importância da ampliação da vacina contra a dengue. Só com maior número de aplicações de imunizantes contra a doença, mais pessoas estarão protegidas. A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão é preocupante, segundo a SBI.
Uma pesquisa inédita, conduzida pelo instituto Ipsos e encomendada pela biofarmacêutica Takeda, com a colaboração da Sociedade Brasileira de Infectologia SBI, entrevistou 2 mil brasileiros para entender as percepções sobre a dengue, a vacinação em geral e sobre a doença.
Em meio a uma epidemia da doença no Brasil neste ano, os resultados mostram que 88% das pessoas veem a vacina contra a dengue como uma medida eficaz de prevenção.
O último informe semanal da dengue divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), nesta terça-feira (19), aponta 308 novos casos da doença, sem óbitos na última semana. Somados os dados do novo período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, o Paraná registra 34.589 notificações, 3.981 diagnósticos confirmados e uma morte em decorrência da doença.
No total, 368 municípios já fizeram notificações da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em 250 municípios há casos confirmados.
De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue até 7 de outubro de 2024.
Informações: Marlon Santiago