Depiladoras são capacitadas para verificar sintomas de doenças e sinais de violência contra a mulher

 Depiladoras são capacitadas para verificar sintomas de doenças e sinais de violência contra a mulher

(Foto: reprodução/Facebook)

(Foto: reprodução/Facebook)

Uma nova edição do curso “Depiladora Amiga”, que será realizado na segunda-feira (1.º) vai preparar profissionais da depilação de Curitiba para verificar sintomas de doenças e sinais de violência contra a mulher. A capacitação gratuita é oferecida pelo curso de Medicina da Universidade Positivo, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde.

O projeto, que existe desde 2015, apresenta às depiladoras informações a respeito de temas como o funcionamento do Sistema Único de Saúde, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), HPV e câncer, relacionamentos abusivos contra a mulher, sexualidade e planejamento familiar.

A intenção é usar a intimidade na relação entre clientes e depiladoras para fazer das profissionais da área agentes de promoção de saúde e de combate à violência. A depiladora e esteticista Michele Tomaz participou de uma das primeiras edições do curso e vai voltar à capacitação na semana que vem para uma reciclagem.

Ela conta que já ajudou clientes a descobrir problemas ginecológicos.

Depois do curso, Michele passou a ser uma espécie de ativista da prevenção. Ela diz que virou rotina incentivar todas as clientes a fazer exames periódicos.

A diretora da atenção primária da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Ana Cristina Allegretti, conta que o projeto nasceu de uma ideia simples. A de que a proximidade promove confiança para que as mulheres se sintam à vontade para compartilhar informações, tanto nos casos de doenças quanto de violência.

No caso de relacionamentos abusivos, as depiladoras são instruídas a reconhecer indícios e saber como podem prestar apoio. Segundo Ana Cristina, o encaminhamento adequado permite ao sistema público captar o maior número possível de pessoas com necessidade de atendimento.

Desde 2015, o projeto Depiladora Amiga capacitou 500 profissionais. A nova edição do curso começa às 8h30 de segunda-feira (1.º) e termina ao meio-dia. A capacitação será realizada na unidade da Universidade Positivo que fica na Praça Osório, no Centro de Curitiba. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet goo.gl/sqrAvF.

Informações também podem ser obtidas pelo telefone (41) 3317-3000 ou pela página do projeto Depiladora Amiga no Facebook goo.gl/EJ8msY.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem