Depois de impasse, STF reitera que Lula deve dar entrevista apenas aos dois jornalistas autorizados

 Depois de impasse, STF reitera que Lula deve dar entrevista apenas aos dois jornalistas autorizados

(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concede nesta sexta-feira (26) em Curitiba entrevista a dois jornalistas que apresentaram pedidos formalmente à Justiça. Serão as primeiras conversas com a imprensa desde que ele foi preso, em abril do ano passado.

A Polícia Federal chegou a provocar um impasse quando decidiu convidar, por critérios desconhecidos, alguns outros jornalistas a se credenciar para acompanhar a entrevista. Mas o ministro Ricardo Lewandowski proibiu a liberação e reiterou que Lula recebeu autorização para ser entrevistado apenas por Monica Bergamo e Florestan Fernandes Júnior, que poderão estar acompanhados de equipe. Monica é colunista da Folha de S. Paulo e da rádio BandNews, e Florestan, jornalista do El País. 

Ao atender a um pedido da defesa, Lewandowski afirma não ser possível impor a Lula a presença de outros jornalistas ou de terceiros sem a expressa autorização do ex-presidente. As entrevistas foram autorizadas pelo ministro há uma semana.

Na decisão desta quinta (25), ele responde à tentativa do superintendente da Polícia Federal no Paraná, delegado Luciano Flores de Lima, de autorizar outros jornalistas a assistir à conversa, sem fazer perguntas. Apenas alguns veículos escolhidos, como O Antagonista, receberam o aviso, não divulgado pelos meios tradicionais, que são o e-mail e os grupos de whatsapp oficiais. A defesa de Lula recorreu ao STF. Depois de visitar o ex-presidente na sede da Polícia Federal nesta quinta-feira (25), o advogado Cristiano Zanin disse que o STF assegurou direitos e restabeleceu a autorização original.

Zanin evitou comentar o tumulto causado pela possibilidade de transformar a entrevista exclusiva em uma espécie de coletiva de imprensa. O advogado diz que a limitação aos dois jornalistas é resultado de um processo submetido à avaliação do ex-presidente com antecedência.

O ministro do STF Ricardo Lewandowski afirma que a liberdade de imprensa, apesar de ampla, também deve respeitar o direito fundamental de expressão, que tem “caráter personalíssimo”. A Superintendência da Polícia Federal não respondeu a questionamentos sobre os critérios usados na escolha dos veículos convocados para o credenciamento.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem