Depois de terceira rodada de negociações, alunos mantêm ocupação da Reitoria da UFPR

 Depois de terceira rodada de negociações, alunos mantêm ocupação da Reitoria da UFPR

(Foto: divulgação/ UFPR)

(Foto: divulgação/ UFPR)

Os alunos que ocupam a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde terça-feira (10) se recusaram mais uma vez a deixar o prédio depois da terceira rodada de negociações com representantes da instituição, realizada neste sábado (14).

Eles impedem o acesso aos departamentos de Licitações e Contratações (Delic) e de Logística (Delog).  Segundo a Reitoria da UFPR, prejuízos começam a ser causados à comunidade acadêmica e não há possibilidade legal para que a universidade obrigue a empresa Blumenauense a recontratar os 13 trabalhadores dos Restaurantes Universitários que foram demitidos.

O protesto dos estudantes foi motivado por essas demissões. Na sexta-feira (13), a universidade havia proposto a desocupação enquanto se esperava um relatório do Ministério Público do Trabalho, que investiga a situação dos funcionários terceirizados nos Restaurantes Universitários da instituição.

A proposta da UFPR é que medidas que venham a ser estabelecidas pelo MPT sejam acompanhadas pelas entidades representantes dos alunos e dos funcionários que organizam a ocupação, que reúne cerca de 30 estudantes. A ocupação do prédio foi organizada por um coletivo de alunos chamado de Frente de Apoio à Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras Terceirizados da UFPR.

De acordo com o movimento, pelo menos 13 trabalhadores do RU foram demitidos após participarem de uma greve no ano passado. Desde o dia 6 de abril, o Ministério Público do Trabalho realiza inspeções em todas as unidades do RU em Curitiba.

Na reunião deste sábado, os estudantes não recuaram da posição inicial e decidiram trazer uma nova pauta de reivindicações, mais ampla que a inicial, envolvendo trabalhadores terceirizados da limpeza, vigilância e manutenção. Os manifestantes afirmam não reconhecer a competência do MPT para resolver o caso. A Pró-Reritoria de Planejamento informa que a ocupação impede o Delic de fazer novas compras e pagamentos.

Os representantes da universidade solicitaram que o grupo formalize as reivindicações por escrito, incluindo os nomes dos 13 trabalhadores supostamente demitidos por motivações políticas, para que o Ministério Público do Trabalho tome as providências necessárias.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem