Política

Deputado Rodrigo Rocha Loures não vai perder foro privilegiado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado federal afastado, Rodrigo Rocha Loures, do PMDB do Paraná, não vai perder o foro privilegiado, já que continua no cargo. Isso porque o ministro Osmar Serraglio permanece no governo, será apenas transferido do Ministério da Justiça para o da Transparência, trocando de lugar com Torquato Jardim. O anúncio da mudança foi feito neste domingo (28), pela assessoria do Palácio do Planalto, no entanto, a princípio, a nota oficial não explicava que seria uma troca entre ministros. Loures é suplente de Serraglio.

O deputado foi filmado pela Polícia Federal carregando uma mala com propina que teria sido entregue por um executivo da JBS. Se a troca não acontecesse e Serraglio voltasse para a Câmara, o deputado afastado Rocha Loures, que é suplente, perderia a vaga e, como consequência, o foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal. Partiu da bancada do PMDB na Câmara o pedido para que Serraglio fosse transferido para a pasta da Transparência. É esse ministério que faz os acordos de leniência com empresas investigadas pela Lava Jato.

Serraglio ficou cerca de dois meses no cargo. Ele foi citado nas investigações da Operação Carne Fraca, que investiga um esquema de pagamento de propinas e vantagens indevidas envolvendo fiscais do Ministério da Agricultura e frigoríficos. Torquato Jardim, que passa a comandar o Ministério da Justiça, ficou menos de um ano à frente da pasta.

Ele ocupou o lugar de Fabiano Silveira, que ficou somente um mês no governo, depois de se envolver em um escândalo. Em uma gravação que foi divulgada pela imprensa, ele questionava a atuação da Procuradoria Geral da República na Operação Lava Jato e orientava o então Presidente do Senado, Renan Calheiros e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que são suspeitos de ter ligação com o esquema da Petrobrás.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Projeto que tramita no Legislativo Estadual quer implantar as placas em pontos turísticos do estado

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Ficou definida a suspensão das prerrogativas da vereadora pelo prazo de seis meses

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Vereador vota contra cassação de Maria Letícia

Angelo Vanhoni pediu vista na última sessão do Conselho de Ética