Política

Deputados aprovam em primeira votação projeto que extingue licença prêmio de servidores estaduais

 Deputados aprovam em primeira votação projeto que extingue licença prêmio de servidores estaduais

(Foto: Lenise Klenk/BandNews Curitiba)

(Foto: Lenise Klenk/BandNews Curitiba)

A pressão do funcionalismo público estadual não foi suficiente para derrubar o projeto de lei que prevê a extinção da licença prêmio dos servidores. Por 39 votos a 12, os deputados aprovaram a proposta nesta terça-feira (8), em primeira votação. Representantes do funcionalismo lotaram as galerias da Casa pedindo a suspensão da tramitação, mas a discussão do projeto deve ser concluída até, no máximo, a semana que vem. Uma sessão extraordinária realizada logo após o encerramento da ordem do dia recebeu 32 emendas, que serão votadas nesta quarta-feira (8) na Comissão de Constituição e Justiça.

Depois, o projeto volta para votação em Plenário. O governo do estado tem pressa e quer que isso ocorra no mesmo dia, na última sessão desta semana. Deputados da oposição podem pedir vista, o que adia a terceira votação para a semana que vem. O projeto prevê a substituição da licença prêmio pela licença capacitação, concedida aos servidores da ativa que provarem ter participado de cursos.

No caso de novos concursados, esse tipo de afastamento remunerado garantido a cada cinco anos seria completamente extinto. A oposição alerta para a possibilidade de dificuldades serem criadas para impedir o reconhecimento do direito. Mas o líder do governo na Assembleia Legislativa, Hussein Bakri, diz que a lei ainda será regulamentada e que as emendas podem contribuir com o detalhamento das regras.

Não é o que diz o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, que comemora a votação como uma consolidação da base de apoio ao governo.

De antemão, o deputado diz que nenhuma emenda tem chance de ser aprovada.

O líder do PT na Assembleia Legislativa, Professor Lemos, rebate a declaração de Traiano. Para ele, o presidente da Casa desrespeita o processo democrático ao rejeitar antecipadamente as emendas, que poderiam corrigir falhas do projeto.

Apesar da derrota sofrida nesta terça-feira (8), o funcionalismo segue mobilizado. O coordenador do Fórum de Entidades Sindicais e presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Ricardo de Carvalho Miranda, diz que servidores de diferentes categorias agora se concentram na aprovação de emendas que podem detalhar os critérios para a concessão da licença capacitação.

O governo alega que o Estado não tem mais condições de absorver um passivo gerado pela licença-prêmio, que seria de R$ 3 bilhões, cálculo que os servidores contestam.

De acordo com a proposta, os profissionais que já têm direito à licença prêmio têm prazo de dez anos para usufruir o benefício. Eles deverão apresentar o requerimento das licenças pendentes em até um ano, mesmo que seja para usar futuramente. São três meses de descanso remunerado, mas com possibilidade de fracionar o período, em no mínimo um mês. O projeto também permite que o servidor opte por receber o equivalente à licença em dinheiro. Os que ainda não completaram cinco anos de trabalho só terão direito à licença capacitação.

Para isso, precisam comprovar ter frequentado, no mínimo, 75% das aulas de cursos de 140 horas. Novos contratados não terão mais direito a qualquer um dos dois tipos de licença remunerada. A proposta prevê ainda uma redução de dez para cinco anos no tempo de licença dos policiais, mesmo prazo dos servidores civis.

Reportagem: Lenise Klenk

(Foto: Lenise Klenk/BandNews Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Projeto que tramita no Legislativo Estadual quer implantar as placas em pontos turísticos do estado

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Ficou definida a suspensão das prerrogativas da vereadora pelo prazo de seis meses