Política

Deputados tomam possem para a 19ª Legislatura e reconduzem Ademar Traiano à presidência da ALEP pela 3ª vez

 Deputados tomam possem para a 19ª Legislatura e reconduzem Ademar Traiano à presidência da ALEP pela 3ª vez

Governador Carlos Massa Ratinho Junior na abertura dos trabalhos legislativos de 2019, na Assembleia Legislativa do Paraná – Curitiba, 01/02/2019 – Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

Foto: Rodrigo Félix Leal/ANPr

A data base e a previdência dos servidores estaduais, a nova lei das parcerias público-privadas e desestatizações, assim como cortes no orçamento dos três poderes estão entre as discussões polêmicas que devem movimentar o início do ano na Assembleia Legislativa do Paraná. Os 54 deputados estaduais tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1.º de fevereiro) e elegeram a mesa diretora da Casa. A estimativa é de que a bancada de apoio ao governo do estado seja formada por até 38 deputados e a oposição, por apenas seis – quatro do PT e dois do MDB. A proporção tem se mantido a mesma nos últimos mandatos.

Os deputados devem votar na semana que vem a redação final do projeto que estabelece novas regras de parcerias público-privadas. A proposta foi enviada à Assembleia Legislativa no final do ano passado pela ex-governadora Cida Borghetti, do PP, a pedido do governador Ratinho Júnior, do PSD. O projeto, que era considerado estratégico para este início de mandato no Executivo, foi aprovado, apesar da insistência da oposição em deixar a discussão para este ano. Um dos deputados da base oposicionista, Tadeu Veneri, do PT, diz que a lei está sendo contestada na Justiça e que outras discussões vão merecer atenção neste início de Legislatura.

O novo líder do governo, deputado Hussein Bakri, do PSD,  admite que o projeto das desestatizações tramitou de maneira apressada. Ele diz que não há pautas-bombas previstas para o início da gestão e que há um compromisso do governo de dar condições para que os deputados legislem.

Hussein Bakri ficaria sem mandato neste ano porque alcançou votação para garantir apenas a segunda suplência da coligação PSC-PSD. Mas Ratinho Júnior nomeou para o secretariado os deputados eleitos Guto Silva e Márcio Nunes, ambos do PSD, que deram lugar aos deputados Cantora Mara Lima, do PSC, e Bakri. Além de líder do governo, o deputado vai integrar a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Assembleia. O deputado Fernando Francischini, do Solidariedade, tem o apoio de Ratinho Júnior para presidir a comissão. Mas Nelson Justus, do DEM, também está na disputa.

Ainda nesta sexta-feira (1.º) os deputados elegeram a mesa diretora, que tem o deputado Ademar Traiano, do PSDB, como presidente pela terceira vez seguida. A recondução ao cargo foi garantida com o apoio do governador Ratinho Júnior à chapa “Parlamento Independente”, eleita por 48 votos.

O estreante e mais jovem deputado, Boca Aberta Júnior, do PRTB, de 23 anos, foi o único a votar contra. Cinco deputados, todos da oposição, registraram abstenção. O presidente Ademar Traiano rebate as críticas dos deputados que pediam renovação na presidência. Segundo ele, a permanência no cargo é resultado de reconhecimento. 0

Além de Traiano, a mesa diretora é composta pelo 1.° vice-presidente, Plauto Miró (DEM); 2.° vice-presidente, Tercílio Turini (PPS); 3.° vice-presidente, Requião Filho (MDB); 1.° secretário, Luiz Cláudio Romanelli (PSB); 2.° secretário, Gilson de Souza (PSC); 3.° secretário, Marcel Micheletto (PR); 4.º secretário, Gilberto Ribeiro (PP); e 5.° secretário, Nelson Luersen (PDT).

A nova Legislatura tem uma renovação de 40% dos eleitos. Dos 54 deputados estaduais, 20 foram eleitos para o primeiro mandato; 32 foram reeleitos; e duas deputadas já ocuparam cadeiras na Assembleia anteriormente e estão retornando à Casa. Apenas cinco mulheres foram eleitas.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política