Desempenho ruim de estudantes na Prova Paraná abre discussão sobre ensino da matemática nas escolas

 Desempenho ruim de estudantes na Prova Paraná abre discussão sobre ensino da matemática nas escolas

Foto: Hedeson Alves/ANPr

Foto: Hedeson Alves/ANPr

O fraco desempenho que os estudantes da rede pública do Paraná tiveram em matemática na Prova Paraná levanta questões sobre o desempenho da matemática nas escolas. Segundo a avaliação, os alunos do 1º ano do ensino médio tiveram o pior resultado em matemática, com uma média de acertos de 28,5%, ou seja, nem um terço das questões.

Com esse resultado tão ruim ficam algumas perguntas: será que a matemática é um ponto fraco do brasileiro desde o começo da escola? E existe uma dificuldade maior em assimilar o conteúdo de matemática? Ou o que acontece é que o brasileiro não gosta dessa disciplina? O assessor dos anos finais de matemática do Colégio Positivo e professor há mais de 30 anos, Dirceu Fedalto, considera que há um pouco de lenda nessas questões.

Para ele, são vários os fatores que fazem com que o brasileiro não vá bem em matemática. Um deles é ir mal já no ensino fundamental. Isso desencadeia um problema em todo o processo educacional. Para o professor, o desafio é fazer com que o aluno entenda a estrutura lógica da matemática. 

A Prova Paraná foi feita com mais de533 mil alunos de escolas municipais e estaduais. A prova tinha 40 questões, sendo 20 de matemática e 20 de língua portuguesa. O exame foi criado neste ano para avaliar o desempenho dos estudantes e identificar os conteúdos que precisam de reforço. Para o professor Dirceu Fedalto, aprender matemática é importante não só para a escola mas para o convívio do dia-a-dia em sociedade. É importante que o aluno entenda a matemática que rege o mundo.

E que tipo de saída a gente pode ter? Para o professor Dirceu Fedalto, o educador precisa estar preparado para ouvir o aluno. Ele considera que o êxito do aluno é também o êxito do professor.

De acordo com a secretaria de Educação, o resultado é preocupante porque mostra a falta de habilidades essenciais. Segundo a secretaria, o Estado já começou a implantar algumas medidas para reverter o quadro, como por exemplo, revisão do material didático e também da formação dos professores.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem