Dezembro Laranja alerta para os cuidados de prevenção ao câncer de pele

 Dezembro Laranja alerta para os cuidados de prevenção ao câncer de pele

(Foto: divulgação)

Trinta por cento de todos os casos de tumores malignos registrados no Brasil são de câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 180 mil novos casos da doença são registrados no país todos os anos. Entre os mais comuns, estão os carcinomas basocelular e espinocelular, além dos melanomas, que são mais agressivos.

De acordo com o oncologista clínico do Centro de Oncologia do Paraná, Guilherme Stelko Pereira, é comum que as pessoas idosas sejam as mais atingidas.

Dezembro é o mês dedicado às campanhas de prevenção à doença.

Segundo o médico, é preciso tomar as precauções necessárias ainda na infância e na adolescência para prevenir a incidência do câncer de pele.

A gestora de pessoas Roseli Maria Vidal percebeu algo errado na pele em 2017, mas chegou ao diagnóstico somente um ano depois. Isso porque ela não suspeitou que o problema fosse, de fato, um câncer.

O tratamento foi finalizado em agosto deste ano, mas o protetor solar e os cuidados com a exposição ao Sol foram redobrados. E é essa a principal dica para prevenir a doença, além de consultar um profissional de dermatologia. Por isso, no dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, com cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários realizando consultas gratuitas em mais de 130 postos de atendimento.

Em Curitiba, a ação acontece no Ambulatório de Dermatologia na Rua General Carneiro, número 181, no Alto da Glória. Em todo o país, no ano passado foram feitos 26.161 atendimentos, sendo que 3.852 casos de câncer da pele foram identificados.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem