Dia de passarinhar – evento pretende estimular o registro de aves brasileiras

 Dia de passarinhar – evento pretende estimular o registro de aves brasileiras

(Foto: Divulgação/Big Day Brasil)

(Foto: Divulgação/Big Day Brasil)

Neste sábado (28) acontece o “Big Day Brasil” ou “Vem Passarinhar” data criada para estimular as pessoas a observar os pássaros presentes nos parques e espaços públicos. Para participar, basta registrar qualquer ave que avistar neste dia e enviar para uma plataforma colaborativa eBird, incluindo o máximo de informações possíveis.

A intenção é criar um banco de dados dos animais encontrados pelo Brasil a fora. Todas as aves contam: beija-flor, pardal, canário. O ornitólogo, biólogo especialista em pássaros, Pedro Scherer Neto, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, explica que os registros contribuem com inúmeras pesquisas já realizadas na área e integram a chamada ciência cidadã.

No “Big Day Brasil” podem ser registradas aves encontradas em locais diversos, mas para quem quer avistar aquelas que fazem parte da fauna paranaense deve de preferência ir a um parque ou bosque. Os organizadores do evento indicam os pontos mais propícios para se encontrar estes animais: o Parque Barigui, o Tanguá, o Passeio Público e o Zoológico de Curitiba. Segundo o ornitólogo, na capital paranaense é possível encontrar mais de quatrocentas espécies de aves.

Para tirar boas fotos e fazer vídeos dos pássaros é necessário mais do que sorte. O ideal é fazer os registros no horário da manhã. Outra recomendação é cadastrar o maior número de detalhes que for possível.

No “Big Day Brasil” podem ser feitas fotos ou vídeos de aves. Os registros podem ser enviados para o banco de dados do aplicativo para smartphone, eBird, ou ainda para o site: wikiaves.com.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem