COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Ainda dá tempo para lojistas criarem estratégias e atraírem consumidores

 Dia do Cliente: uma boa oportunidade para vender mais

Imagem: Reprodução

Nesta quinta-feira, 15 de setembro, será comemorado o dia do cliente que, sem dúvida alguma, é a chave para o sucesso dos mais variados tipos de negócios.

E ao contrário de outras datas comemorativas, no Dia do Cliente não é preciso focar em um único perfil de consumidor, porque o termo “cliente” abrange todos os públicos. Por isso, vale a pena se atentar para essa oportunidade de faturar mais, afinal, esse é um dia importante para qualquer empresa que deseja estar dentro das principais datas comemorativas do comércio.

Para os empresários que ainda não se prepararam para a data, ainda dá tempo para montar algumas estratégias e fazer com que as vendas decolem. Uma boa estratégia é criar ofertas atraentes, colocando o estoque para girar. O importante é que a oferta seja verdadeira, pois a prática de inflar preços antes de datas comerciais para depois dar descontos falsos é péssima para a reputação de qualquer negócio.

Outra opção que dá resultados positivos é conceder descontos progressivos. Por exemplo, o primeiro produto sai pelo valor normal, o segundo tem 5% de desconto, o terceiro 10%, e assim por diante. Dessa forma, o lojista consegue aumentar o ticket médio e vender mais produtos relacionados. Agora, uma coisa que não se pode esquecer, é que os descontos devem ser divulgados com a temática do Dia do Cliente para aumentar o apelo.

Outra estratégia para atrair clientes é fazer sorteios de prêmios com cupons promocionais ou então distribuir brindes personalizados para marcar a data e fazer os consumidores lembrarem da empresa em momentos do dia a dia.

Por fim, o Dia do Cliente também pede uma decoração especial na empresa e preparativos para receber os clientes como eles merecem. Nas lojas físicas podem ser usados adesivos, balões, banners, totens, ou o que a criatividade e orçamento permitirem. Nas lojas virtuais, a versão digital da decoração pode ser um layout comemorativo com banners, pop-ups e outros recursos visuais para celebrar a data. 

Também não se pode esquecer do atendimento.  Um bom produto não basta, ele deve ser associado a um atendimento especial. 

Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin