NacionalEconomia

Dia dos Namorados: confira dicas para compras seguras

Data movimentada no comércio aumenta a presença de golpes, principalmente pela internet

 Dia dos Namorados: confira dicas para compras seguras

Foto: Divulgação/Gilson Goulart Jr.

Uma das datas mais movimentadas do primeiro semestre para o comércio, o Dia dos Namorados aumenta a presença dos golpes. Na semana que antecede a comemoração, os consumidores devem redobrar a atenção, principalmente no meio digital. Desconfiar de promoções muito atrativas, evitar redirecionamentos e prestar atenção nos protocolos de segurança digital são formas eficazes para se proteger das armadilhas.

A advogada especialista em Direito do Consumidor, Claudia Silvano, alerta para o perigo de clicar em links que aparecem nas redes sociais, aplicativos e e-mails. Para fugir de golpes que simulam sites das grandes varejistas, cada vez mais sofisticados, ela orienta que seja feito o acesso direto ao site, sem links intermediários:

Para fazer a melhor compra possível, o consumidor deve pesquisar. Ferramentas que comparam preços do mesmo produto podem ajudar a encontrar a melhor a oferta. Quem opta pela compra online também deve ficar atento ao prazo de entrega para evitar frustrações:

Antes de fazer a compra também é importante checar as condições de troca. Embora as lojas não sejam obrigadas por lei a substituir produtos que não apresentam defeitos, muitas empresas mantém uma política de troca. As condições devem ser esclarecidas antes da compra:

Uma pesquisa Datacenso contratada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) mostra que o comércio está otimista com a data. Os empresários esperam um crescimento de 15% nas vendas, na comparação com o Dia dos Namorados do ano passado.

Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo