COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Vitrines temáticas, combos promocionais e atendimento ampliado ajudam a atrair mais clientes

 Dia dos Pais: prepare seu comércio para vender mais

Foto: Divulgação

Neste domingo será comemorado o Dia dos Pais, que é a quarta melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães, e Dia dos Namorados. E os lojistas estão bastante otimistas com as vendas.

No caso dos shoppings centers, na Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings, que representa mais de 40 mil lojistas, a expectativa é que este ano as vendas tenham um aumento de 15% em comparação com 2021. Já, de acordo com projeções da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, mais de 100 milhões de pessoas irão às compras para comprar presentes para os pais, devendo movimentar mais de R$ 24 bilhões no comércio físico e eletrônico. Vale lembrar, que em 2021, o faturamento do período superou a casa de R$ 6 bilhões, com um aumento de 16%.  

E nestes seis dias que antecedem o Dia dos Pais, os lojistas devem se preparar ainda mais para conquistar os consumidores.  Eu conversei com alguns consultores de varejo e pedi a eles que me apontassem algumas estratégias para que os lojistas possam atrair os milhões de filhos que estarão à procura de presentes para seus pais.

A primeira dica é caprichar no visual da loja. Datas comemorativas pedem vitrines temáticas. Portanto, nesta semana a loja deve ser personalizada com criatividade. Para o pequeno lojista, que não pode contratar um vitrinista, a opção é pesquisar referências na internet e adaptar para a realidade do seu negócio. Via de regra, cores como verde, azul e violeta são as mais utilizadas em ações voltadas para o segmento masculino. Também é importante avaliar a disposição dos móveis, araras e provadores. Se possível, melhore a circulação dos clientes no estabelecimento, valorizando os produtos que estão em oferta.

Outro recurso eficiente para convencer o consumidor a comprar mais itens é montar combos com preços promocionais, principalmente para quem não consegue escolher um produto entre vários.

Para os filhos indecisos, seja pela falta de tempo para escolher o presente, pela pouca proximidade com os gostos do pai ou que deixam para comprar na última hora, uma boa opção é recorrer ao vale presente. Essa também é uma oportunidade para conquistar o cliente quando ele for resgatar o produto.

Reforçar o atendimento nesta semana que antecede o Dia dos Pais também é uma forma de beneficiar os clientes e vender mais. Aliás, é importante que os lojistas avaliem o custo e o benefício de abrir um pouco mais cedo ou fechar mais tarde para conseguir receber o público que trabalha durante o horário comercial. Dessa forma, além de focar no atendimento aos finais de semana, consegue atrair uma parcela de clientes que prefere comprar nos dias de semana, que geralmente são mais tranquilos, e com menos movimento no comércio. E por falar em atendimento, brindes e sorteios são mimos que funcionam como algo a mais na fidelização do cliente.

Por fim, as lojas devem aparecer nas redes sociais, que vieram para ficar, e não dá para abrir mão dessa poderosa ferramenta de vendas justamente em datas especiais. Então é bom seguir dois caminhos, com posts mais conceituais, ressaltando a importância dos pais, e outros mais comerciais, destacando ofertas, kits e sorteios, por exemplo. O e-mail marketing também é uma opção para a loja chamar a atenção. Agora, é importante pensar em vantagens ou condições exclusivas para quem receber a mensagem.

Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin