Dia Mundial da Saúde Ocular alerta sobre a importância da prevenção e do cuidado com os olhos.

 Dia Mundial da Saúde Ocular alerta sobre a importância da prevenção e do cuidado com os olhos.

victor-freitas-B0zAPSrEcFw-unsplash

victor-freitas-B0zAPSrEcFw-unsplash
Foto: Victor Freitas Unsplash

Das diversas deficiências existentes, a visual é a mais comum no Paraná. Ela afeta 16,6% da população (sendo que o percentual de pessoas cegas é de 0,25%, enquanto 13,47% apresenta alguma dificuldade e 2,83%, grande dificuldade), de acordo com dados do IBGE. Essa é a realidade da aposentada, Vera Ferreira. Ela perdeu a visão quando tinha 60 anos de idade.

Hoje, com 64 anos, Vera conta que no início foi muito difícil para se adaptar.

Com a ajuda do Instituto Paranaense de Cegos, Vera se redescobriu.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 39 milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem de cegueira e que 246 milhões possuem algum distúrbio que provoca a perda moderada ou severa da visão. Para conscientizar a população da importância do acompanhamento oftalmológico para detectar e prevenir doenças, no dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular.

Segundo o vice-presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria do Paraná, Franklin Kerber, a data comemorativa é importante e serve como um momento de alerta.

Ainda de acordo com a OMS, mais de 75% das patologias que afetam a visão poderiam ser evitadas ou curadas, caso fossem diagnosticadas antecipadamente. O glaucoma é um exemplo de doença grave e silenciosa que só pode ser diagnosticada por especialistas. A patologia consiste no aumento da pressão interna do olho, podendo causar perdas visuais irreversíveis.

No Brasil, estima-se que quase 12 milhões de pessoas sofrem com problemas na visão. Casos de pequena complexidade, por exemplo, podem ser atendidos por optometristas.

Outra preocupação em relação à saúde ocular, é em meio ao isolamento social, causado pela covid-19. Ele tem intensificado o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, laptops e computadores, especialmente em home office e estudos online. Franklin reforçou que, nestes momentos, é importante realizar pausas a cada meia hora para relaxar o esforço visual.

Com a chegada do inverno, outra preocupação são as conjuntivites, que aumentam em épocas de temperaturas mais baixas. Recentemente, pesquisadores descobriram, inclusive, que a conjuntivite também pode ser um sintoma do coronavírus. É por isso que cuidar da saúde ocular é tão importante. Conscientização é a palavra-chave, para tudo neste momento.

Ouça a reportagem na integra:

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera