Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme alerta para a importância do Teste do Pezinho

 Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme alerta para a importância do Teste do Pezinho

Foto Gilson Abreu/AEN

teste-do-pezinho
Foto Gilson Abreu/AEN

Uma doença que não tem cura e que pode provocar o comprometimento das principais funções do organismo – esta é a definição da Falciforme que acomete crianças a partir de alterações genéticas. O diagnóstico precoce da doença pode evitar complicações e pode ser feito através do Teste do Pezinho em recém-nascidos.

Amanhã (19) é celebrado o Dia da Conscientização sobre a Doença Falciforme e reforçado que o teste do pezinho pode ser feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, por meio de algumas gotas de sangue coletadas dos pés dos bebês, como explica a coordenadora do Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Paraná, Mousseline Domingos.

Em 2019 foram feitos 172.477 testes no Paraná. Desde 1983, foram feitos mais de 5.190.453 diagnósticos em todo o Estado. O resultado do exame em média é disponível depois de dois dias do teste.

O Dia da Conscientização sobre a Doença Falciforme foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2008, como forma de chamar a atenção para a doença que é genética, hereditária e caracterizada por alteração no sangue, segundo Mousseline Domingos.

Os glóbulos vermelhos se tornam rígidos, assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para o cérebro, pulmões, rins e outros órgãos.

As crianças que possuem a doença. Segundo a oncologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Ana Paula Kuczynsk, os pacientes devem fazer acompanhamentos em centros de hematologia e devem tomar diversas vacinas para prevenir infecções mais graves.

Entre as complicações da doença não tratada estão a anemia crônica, crises dolorosas associadas ou não a infecções, retardo do crescimento, infecções e infartos pulmonares, retardo no crescimento acidente vascular cerebral, inflamações e úlceras.

Reportagem: Fernanda Scholze/Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem