NacionalGeral

Dia Mundial do Câncer alerta sobre a importância da prevenção

Em média são 704 mil diagnósticos por ano

 Dia Mundial do Câncer alerta sobre a importância da prevenção

Imagem: divulgação

Neste sábado, 04 de fevereiro, é o Dia Mundial do Câncer e a data serve de alerta para a importância da prevenção.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, o Brasil deve registrar até 2025, mais de 2 milhões de casos da doença, o que representa uma média de 704 mil diagnósticos por ano. E de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde, 40% dos casos poderiam ser prevenidos.

Segundo a oncologista clínica do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), Rosane do Rocio Johnsson, os chamados cânceres evitáveis são principalmente os de colo de útero, colorretal, pulmão, pênis e estômago. E a prevenção está ligada a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, como não fumar, evitar bebidas alcoólicas e praticar atividade física.

A médica alerta ainda sobre a importância de algumas vacinas que ajudam a evitar a doença, é o caso das vacinas contra o HPV e contra a Hepatite.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), com o diagnóstico precoce do câncer a taxa de cura pode chegar a 90%. Para isso é preciso estar atento aos sinais do corpo e fazer os exames preventivos de acordo com as recomendações médicas.

O tipo de câncer maligno mais frequente é o de pele não melanoma, responsável por 31,3% dos casos. Depois vem o câncer de mama (10,5%), seguido dos cânceres de próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo