CuritibaGeral

Dia Mundial do Doador de Sangue: estoque reduzido preocupa hospitais

No mês de junho, tradicionalmente as doações de sangue diminuem

 Dia Mundial do Doador de Sangue: estoque reduzido preocupa hospitais

Foto: Ilustrativa/ Pixabay

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira (14), hospitais alertam para baixo estoque de bolsas de sangue. Dados revelam que o nível de estoques nos bancos de sangue no Brasil está mais baixo do que no período crítico da pandemia da covid-19. A explicação para isso é que o número de doações subiu menos do que o de cirurgias eletivas que voltaram a ser realizadas. O Hospital Universitário Cajuru, referência no atendimento SUS em Curitiba, realiza cerca de 147 mil atendimentos por ano – entre urgências, emergências, cirurgias e consultas laboratoriais. Para isso, utiliza cerca de 410 bolsas de sangue todos os meses no atendimento aos pacientes. Geralmente, os hospitais têm um banco de sangue que serve como referência, que realiza a gestão do estoque centralizado e baseado no consumo de hemocomponentes por cada instituição cliente. Existe um estoque central, além de estoques em todas as agências transfusionais dentro dos hospitais. De acordo com a coordenadora de enfermagem HMC, Iris Andriani, muitos tratamentos dependem das bolsas de sangue.

São estabelecidos estoques mínimos de cada tipo sanguíneo, com a finalidade de garantir a segurança do processo de atendimento aos pacientes.

No mês de junho, tradicionalmente as doações de sangue diminuem – seja pelas férias escolares ou pelo frio e aumento de doenças respiratórias. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 51 quilos, estar alimentado e hidratado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Marco Nanini estreia no Festival de Curitiba

Marco Nanini estreia no Festival de Curitiba

Espetáculo “Traidor” entra em cartaz no Guairão

Defesa de Brittes e MP recorrem de sentenças de júri

Defesa de Brittes e MP recorrem de sentenças de júri

Edison Brittes foi condenado a mais de 42 anos de prisão pela morte do jogador

MON tem oficina fotográfica para jovens autistas em abril

MON tem oficina fotográfica para jovens autistas em abril

A atividade é gratuita e direcionada para jovens a partir de 14 anos