Dia Mundial do Rádio é celebrado nesta terça-feira (13)

O meio de comunicação responsável por descobrir novos talentos na música, que alimentava a imaginação dos ouvintes com as radionovelas e que hoje é responsável por deixar a população a par das últimas notícias sempre em primeira mão completa em 2018, 96 anos de existência aqui no Brasil. E em todo o mundo ele é destaque. O Dia Mundial do Rádio é comemorado nesta terça-feira, dia 13 de fevereiro. A data foi escolhida pela Unesco para destacar a importância do meio de comunicação em promover a igualdade e celebrar o potencial de transformação da mídia. Os primórdios do rádio datam do final do século 19. A professora de comunicação da Universidade Federal do Paraná, Flávia Bespalhok, explica que no Brasil ele chega somente em 1922 e deixa a população encantada com o novo formato de comunicação.

Mesmo depois de se passar tanto tempo e diante das novas tecnologias, o rádio continua forte. Na avaliação da professora, o meio de comunicação tem como principal diferencial o dinamismo e a possibilidade de acompanhar as pessoas em todos os momentos.

A professora ainda afirma que o rádio está bem longe de acabar. Muito pelo contrário. Ela acredita que o meio só vem ganhando força e se transformando, se mesclando com as novas tecnologias.

Da mesma maneira pensa Chacon Júnior, que começou a carreira no rádio na década de 50. O comunicador participou da história do meio no Paraná. Naquela época, ele integrava o elenco das famosas radionovelas, que instigavam a imaginação dos ouvintes com a sonoplastia peculiar. Para Chacon, a magia do rádio continua, mas só ganhou formas diferentes.

O Dia Mundial do Rádio todos os anos debate uma temática. Em 2018, os esportes ganham destaque. Segundo a Unesco, a intenção é estimular os veículos de comunicação a noticiarem as diferentes modalidades incluindo na programação cada vez mais aquelas praticadas pelas mulheres.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem