Dia Mundial do Sono tem programação especial em Curitiba

 Dia Mundial do Sono tem programação especial em Curitiba

(Foto: divulgação/Vitalaire)

(Foto: divulgação/Vitalaire)

Quem não fica incomodado quando escuta esse barulhinho logo cedo?

O despertador quando toca parece ter um peso maior ainda quando o sono não foi de qualidade. E esse problema é mais comum do que muita gente imagina. De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Entre os distúrbios comuns estão ainda o ronco e a apneia. Para conscientizar a população sobre a importância de uma noite bem dormida, no domingo (17) serão realizadas atividades especiais do Dia Mundial do Sono. Em Curitiba, estão agendadas diversas ações no Parque Barigui.

A programação do chamado Movimento Pró-Sono é aberta a todas as pessoas, independente da idade. Durante o evento, profissionais irão propor atividades físicas e conduzir aulas de zumba. O coordenador das atividades, Marcos Veiga, destaca que a rotina estressante, por vezes sem a prática frequente de exercícios físicos, é um dos principais motivos que influenciam na qualidade do sono.

Marcos Veiga pontua ainda que a ingestão de alimentos ricos em cafeína e gordura antes de dormir atrapalha o sono. O uso do celular e do computador à noite também prejudica o descanso.

Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que cerca de 50% da população global sofre com algum tipo de distúrbio do sono. As ações em celebração ao Dia Mundial do Sono começam às 10h da manhã no Parque Barigui. Os interessados em participar podem se inscrever de graça pelo site: movimentoprosono.com.br.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem