Diabetes atinge 9% da população brasileira

 Diabetes atinge 9% da população brasileira

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes – uma data para lembrar medidas de prevenção contra a doença que atinge 9% da população brasileira. No Paraná, em 2016, o diabetes levou à morte 3.472 pessoas e causou 7.201 internamentos. A doença é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Com isso, as células do corpo ficam com pouca energia. A doença pode ocorrer já na infância ou adolescência, mas na maioria das vezes atinge adultos.

Entre os fatores de risco para o aparecimento da doença, estão a alimentação desequilibrada, pobre em frutas e verduras e rica em carboidratos e gorduras; obesidade e sobrepeso; sedentarismo e histórico familiar. O avanço da doença pode deixar graves sequelas no paciente. É o que explica a presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia da Regional Paraná, Silmara Leite.

O Ministério da Saúde estima que 70% das amputações de membros inferiores feitas no Brasil estão relacionadas à doença. Em geral o tratamento consiste em aplicação de insulina – o hormônio que deixa de ser produzido por conta do diabetes. Mas cada caso deve ser avaliado de acordo com acompanhamento médico. Silmara destaca que o apoio de familiares e pessoas próximas é fundamental para ajudar a controlar a doença.

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 por iniciativa pela Federação Internacional do Diabetes (IDF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data foi pensada por causa do aumento do número de diagnósticos em todo o mundo naquele ano.

Em 2007, o dia foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 14 de novembro foi escolhido para homenagear Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem