Política

Diferentes movimentos que organizam manifestações em Curitiba se posicionam contra Temer

 Diferentes movimentos que organizam manifestações em Curitiba se posicionam contra Temer
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Pela primeira vez em anos, movimentos que organizam manifestações em Curitiba tem um ponto central comum. Todos se posicionam contra o presidente Michel Temer, do PMDB. Embora não haja defensores do político entre os grupos, as reivindicações relacionadas às medidas para remediar o problema são diferentes. Alguns pedem renúncia ou impeachment de Temer, outros, eleições diretas, alguns indiretas, e há até mesmo os que defendem que a Justiça e o Congresso decidam o destino do presidente.

Representante do Coletivo Curitiba Resiste, organizador dos ato de hoje (sexta) e ontem (quinta) na Praça Dezenove de Dezembro, Thiago Regis afirma que a melhor alternativa para o movimento é a eleição geral imediata.

O Curitiba Resiste surgiu no ano passado para exigir a saída de Michel Temer logo depois do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef. De lá pra cá o grupo que se diz apartidário ampliou o leque de reivindicações.

Para domingo (21), o grupo Primavera Cidadã, que também se diz apartidário, vai realizar um ato, marcado para começar às duas horas da tarde na Praça Ozório, na Boca Maldita. O grupo pede Diretas Já. O movimento Primavera Cidadã também questiona as reformas propostas pelo presidente, como a trabalhista e da previdência.

Entre os movimentos anti-PT, as manifestações que chegaram a ser marcadas foram todas canceladas. Com o mote “Fora Todos”, o grupo “Vem Pra Rua” que organizava um protesto para acontecer em frente à sede da Justiça Federal, no bairro Ahú, cancelou o protesto por orientação de representantes do movimento em São Paulo. A capital paulista tem a Virada Cultural no fim de semana e o grupo atendeu a um pedido da Polícia Militar para que o protesto fosse adiado. De maneira geral, o Vem Pra Rua pede a renúncia do presidente Temer, além de prisão do senador Aécio Neves, do PSDB, e do ex-presidente Lula, do PT. Nas páginas do grupo na internet, alguns membros defendem eleições indiretas, em consonância com partidos como o PSDB no Congresso Nacional, e outros pedem eleições diretas. Não há consenso sobre o tema.

O Movimento Curitiba Contra a Corrupção (MCC) havia marcado uma manifestação para domingo (18), mas que foi cancelada. Os organizadores afirmam que vão aguardar mais informações. De acordo com Cristiano Roger, representante do movimento, o grupo se diz a favor da Constituição Federal e contra as eleições diretas.

Tanto o Vem Pra Rua quanto o Curitiba Contra a Corrupção devem marcar manifestações para a semana que vem.

O líder do Movimento Brasil Livre no Paraná, Eder Borges, afirma que a queda do presidente agora traria um desgaste e instabilidade política e econômica ao país.

As mobilizações desta semana foram marcadas assim que foi revelado conteúdo de gravação acrescentada à delação premiada do sócio da JBS, Joesley da Silva, em que o presidente aparece dando aval para a estratégia da empresa de pagar propina mensal ao ex-deputado Eduardo Cunha para evitar uma delação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia