Discussão do Bioclima Paraná já iniciou

Membros do secretariado da Convenção da Diversidade Biológica da ONU já estão reunidos com o secretário de Estado do Meio Ambiente Jonel Iurk. O objetivo é discutir a conservação e restauração da biodiversidade, que será tema de um programa do governo estadual, o Bioclima Paraná. A intenção é aliviar os danos e desenvolver formas de adaptar espécies para contribuir com a qualidade de vida. O projeto será lançado no Encontro Internacional de Governos Subnacionais para a Biodiversidade, que acontece a partir de hoje em Curitiba. Também participam do evento representantes do Ministério do Meio Ambientealém de Delegações de 10 países estarão presentes, entre eles China, Japão, Coréia do Sul, Canadá e França. O evento busca compartilhar experiências na área e vai até sexta-feira.

 

Projetos do Programa BIOCLIMA PARANÁ:

 

Projeto CONSERVAÇÃO DE ÁREAS NATURAIS

Sistema de Unidades de Conservação (UC´s); Conservação de espécies da Flora e Fauna ameaçadas de Extinção; Política Estadual para Biodiversidade – Metas da Convenção da Diversidade Biológica, Metas de Aishi.

 

Projeto RECUPERAÇÃO DE ÁREAS ALTERADAS

Recuperação de áreas ciliares e de alta fragilidade ambiental; Formação de Corredores Ecológicos; Controle de espécies exóticas invasoras; Planejamento e arborização Urbana – Biocidade.

 

Projeto INCENTIVOS ECONÔMICOS

Pagamento por Serviços Ambientais e mercado de carbono; Composição de fundos de recursos públicos e privados; Estudos técnicos e posterior regulamentação para diferentes modalidades do BIOCRÉDITO. Compensação de Reserva Legal – Servidão florestal; ICMS-Ecológico; Modernização do Licenciamento e incentivos à certificação Ambiental.

 

Projeto MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Prevenção, adaptação e mitigação de impactos causados pelas mudanças climáticas – Mapeamento de áreas de vulnerabilidade ambiental; Sistema de Alerta e Prevenção de Desastres; Controle e Redução de Emissões; Economia de Baixo Carbono e Energias alternativas.

 

Projeto MONITORAMENTO AMBIENTAL

Planejamento da Paisagem; Monitoramento sistematizado por imagens de satélite; Banco de dados BIOCLIMA; Monitoramento Qualidade do Ar; Fiscalização Ambiental Integrada.

 

Projeto EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Estudantes Detetives Ambientais; Oficinas de participação motivacional melhor idade; Exposições Interativas móveis; Produção de mídia e materiais educativos.

 

Projeto de CAPACITAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA

Rede internacional e intercâmbio de práticas sustentáveis e manejo de áreas silvestres; Estímulo à pesquisa em Unidades de Conservação – banco de apoio a pesquisas prioritárias.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem