Do Líbano, Luiz Abi é intimado e passa a responder a ação na Lava Jato

 Do Líbano, Luiz Abi é intimado e passa a responder a ação na Lava Jato

Foto: divulgação/PF

Réu na Operação Lava Jato, o empresário Luiz Abi Antoun, primo do ex-governador do Paraná Beto Richa, foi enfim intimado da ação que o acusa dos crimes de corrupção passiva e organização criminosa na concessão de rodovias no estado. Abi protocolou na sexta-feira (31) uma procuração assinada da cidade de Biblos, no Líbano, onde ele afirma estar em um tratamento de saúde. Com o documento, ele constitui um advogado para defendê-lo e se afirma intimado da denúncia.

A Justiça Federal do Paraná já havia determinado, dez dias antes, que autoridades libanesas fossem acionadas para ajudar a localizar Abi, que era considerado foragido pelo Ministério Público Federal. A denúncia contra o empresário foi apresentada à Justiça no final de fevereiro. Desde então, ele não havia se manifestado no processo. Abi havia viajado com autorização da Justiça Estadual do Paraná para o Líbano.

Segundo a defesa, ele foi visitar familiares e acabou ficando para fazer um tratamento contra um enfisema pulmonar. Os advogados afirmam que os médicos libaneses não autorizaram o empresário a viajar de avião, de volta ao Brasil.

Nesse meio tempo, a Justiça Federal chegou a expedir um mandado de prisão temporária contra Abi, em meio às investigações da Lava Jato, mas a ordem foi revogada. Segundo o advogado Anderson Mariano, que defende o empresário, Abi nunca esteve foragido, sempre comunicou sua localização à Justiça e pretende voltar ao Brasil para responder ao processo normalmente.

Para o advogado, as acusações contra Luiz Abi são vazias e mentirosas.

A partir de agora, os prazos da ação contra o empresário começam a correr. Luiz Abi é acusado de ter sido o “caixa geral” de propinas do ex-governador Beto Richa, recebendo valores em dinheiro de concessionárias de pedágio do Paraná. Segundo a denúncia, ele teria se beneficiado diretamente de pelo menos R$ 650 mil. O empresário tem dez dias para responder à acusação.

Reportagem: Estelita Carazzai

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem