Especiais

Documentário de produtora curitibana estreia no Cine Passeio

"Proibido Nascer no Paraíso" retrata realidade da gravidez em Fernando de Noronha

 Documentário de produtora curitibana estreia no Cine Passeio

Foto: divulgação

Um documentário feito por uma produtora pela produtora Curitibana vai ser exibido a partir desta quinta-feira (20) no Cine Passeio. O filme “Proibido Nascer no Paraíso”, da Sambaqui Cultural, aborda a falta de autonomia das mulheres sobre o próprio corpo durante a gestação e a dificuldade de fazer valer as escolhas pessoais. A narrativa acompanha as angústias e os desafios de três grávidas que moram em um dos principais pontos turísticos brasileiros, a ilha de Fernando de Noronha/PE. Elas são forçadas a se afastar de casa, do trabalho e da família 12 semanas antes do parto.

Isso porque desde 2004 o governo local decidiu fechar o serviço de maternidade do único hospital local, que atende apenas pelo SUS. Todas as grávidas são encaminhadas a Recife, nem mesmo as nativas podem ficar. Segundo a diretora e idealizadora do filme, Joana Nin, a produção é um convite para refletir sobre por que as mulheres perdem tanto a autonomia durante a gestação.

O documentário ficou pronto quando as salas de cinema estavam fechadas, em restrição à Covid-19. Depois de atravessar a pandemia surfando na onda do mundo virtual, o filme chega às telas por meio de uma campanha de impacto social. Nesta proposta inovadora de distribuição, o cinema é utilizado como ferramenta de transformação social a partir de um planejamento de comunicação estratégica. A chave do sucesso está no engajamento do público-alvo principal.

A diretora também reforça a importância da divulgação dos espectadores para projetos nacionais como esse.

Para marcar o lançamento presencial da campanha de impacto do filme, um bate-papo após a sessão do dia 22 pretende ampliar o debate sobre a temática, com mediação da idealizadora, Joana Nin.

As datas e locais de exibição podem ser acompanhados no Instagram do filme @proibidonascernoparaiso e também nas demais redes do filme.

Serviço:

Filme: Proibido Nascer no Paraíso

Local: Cine Passeio – R. Riachuelo, 410

Data: estreia dia 20/10 // debate dia 22/10 às 15h

Duração do filme: 78 minutos

Ingressos e horários: cinepasseio.org 

Reportagem por Jullyanna Mendes, com supervisão de Ana Flavia Silva

Avatar

mariane.abreu

Chega ao fim o SXSW 2024 com tendências da IA

Chega ao fim o SXSW 2024 com tendências da IA

Confira o Boletim da Hotmilk para a BandNews Curitiba

SXSW: empresas que atuam nos bastidores das big techs

SXSW: empresas que atuam nos bastidores das big techs

Confira o Boletim da Hotmilk para a BandNews Curitiba