Política

Documentário destaca críticas à tentativa de redução da Escarpa Devoniana

Imagem / divulgação /Observatório de Justiça & Conservação

O Observatório de Justiça & Conservação do Paraná lançou nesta sexta 27) o documentário “Os Últimos Campos Gerais” – que cobra a preservação da Escarpa Devoniana, ameaçada de redução por projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa. A proposta de redução é dos deputados Ademar Traiano, do PSDB, e Plauto Miró Guimarães, do DEM. O projeto prevê a redução de dois terços dos atuais 392 mil hectares que compõem a Área de Proteção Ambiental da Escarpa, que passaria a ter apenas 126 mil hectares. A área é um patrimônio geológico da região dos Campos Gerais que abrange 13 municípios. De acordo com o advogado Aristides Athaide, vice-presidente do Observatório de Justiça & Conservação, o documentário contém informações técnicas e argumentos para que a área não seja alterada.

No mês passado, o líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli, do PSB, retirou o nome dele do projeto. Na ocasião da retirada, Romanelli declarou que “ouviu a voz das ruas e fez uma autocrítica”. Para o vice-presidente da entidade do terceiro setor, a mobilização das instituições e um novo ativismo de ambientalistas contribuiu para enfraquecer o projeto de redução da Escarpa. Segundo ele, o próprio documentário, que tem 15 minutos de duração, foi um desafio pelo pouco tempo disponível para produção de um material de qualidade que alcançasse o objetivo.

O documentário é lançado em um momento em que a OAB e o Ministério Público do Paraná já consideraram a medida inconstitucional.

Criada há 25 anos, a APA da Escarpa Devoniana divide o primeiro do segundo planalto paranaense, com extensão de 260 km nos municípios de Balsa Nova, Campo Largo, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Sengés, Tibagi e União da Vitória. Formada há 400 milhões de anos, no período devoniano, e Escarpa abriga o Parque de Vila Velha, em Ponta Grossa, e o do Guartelá, em Tibagi, que abriga o mais longo cânion do país.

O deputado Plauto Miró, de acordo com a assessoria, está em viagem e não pode atender a reportagem. Por meio de nota, o deputado afirma que o projeto “não se trata de uma redução, apenas corrigir o dimensionamento que realmente abrange a Escarpa”. Segundo ele, a falta de uma certeza técnica com relação à delimitação da APA da Escarpa Devoniana também gera dificuldade na fiscalização de ameaças e crimes ambientais. Além disso, muitos produtores rurais, grande parte que desenvolvem atividades de subsistência, não conseguem crédito para financiar atividades, justamente porque a área agrícola foi inserida indevidamente na APA.

De acordo com o deputado, manter uma área produtiva, que já está consolidada, dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) não traz preservação, apenas insegurança jurídica ao produtor rural. O deputado argumenta que as delimitações apresentadas pela nova proposta da APA da Escarpa Devoniana mantém todos os recursos naturais já protegidos pela área atual. A assessoria de Plauto Miró afirmou que ele não vai comentar a produção do documentário.

Observatório de Justiça & Conservação do Paraná lançou nesta sexta (27) o documentário “Os Últimos Campos Gerais”. (Foto: repórter Narley Resende / BandNews Curitiba) 

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Pedido de vista suspende julgamento de Maria Letícia na Câmara

Relator do processo, vereador Professor Euler votou pela cassação do mandato da parlamentar

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Proteção aos produtores de leite recebe parecer favorável da CCJ

Projeto quer acabar com a isenção do ICMS concedida a estabelecimentos que importam o produto

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Projeto quer assinatura física de idosos para contratação de empréstimos

Ainda não há data para que a proposta seja analisada e votada em plenário

Câmara debate uso de calçadas e recuos pelo comércio

Câmara debate uso de calçadas e recuos pelo comércio

Sugestão de iniciativa do presidente da Casa pede revisão da legislação atual em Curitiba