Esportes

Doenças crônicas podem ser evitadas com atividades físicas

50% das mortes no Brasil são de pacientes crônicos

 Doenças crônicas podem ser evitadas com atividades físicas

Foto: divulgação/Unsplash

Doenças como colesterol alto, hipertensão e diabetes são responsáveis por mais de 50% das mortes no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde estas condições causam 62% dos anos de vida perdidos por incapacidade.

O bancário Bernardo Tavares, 33 anos, costumava fazer corridas leves e mesmo assim teve alterações no seu check-up.  Por isso resolveu mudar hábitos e passou a praticar atividades físicas mais intensas.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que os adultos pratiquem 300 minutos de atividades físicas leves por semana, ou seja uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou ainda 150 minutos de atividade física intensa por semana, quando não houver contraindicação.

O médico do esporte Pedro Murara, do Hospital Marcelino Champagnat, indica que índices como colesterol, glicemia ou pressão elevados devem procurar hábitos de vida mais saudáveis.

Uma das formas mais fáceis de começar uma atividade são as caminhadas e corridas. Mas o ortopedista, Fabiano Kupczik, alerta que é preciso ter cuidado na hora de começar as atividades para não se lesionar.

Vale lembrar que as atividades físicas devem ser acompanhadas por alimentação saudável, e também serem iniciadas de forma gradativa com orientação de especialistas. 

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Athletico vence o Operário e está na final do Paranaense

Athletico vence o Operário e está na final do Paranaense

Furacão enfrenta o Maringá, em duas partidas. Primeiro confronto será na cidade canção

Corrida do Porto tem inscrições abertas

Corrida do Porto tem inscrições abertas

O evento está marcado para o dia 09 de Junho

Athletico anuncia camisas do centenário

Athletico anuncia camisas do centenário

São duas versões comemorativas aos cem anos do clube, uma vermelha e a outra dourada