Dois cães de Curitiba confirmam a presença de SARS-COV-2

 Dois cães de Curitiba confirmam a presença de SARS-COV-2

(Foto: divulgação UFPR/ Pet-Covid)

WhatsApp-Image-2020-11-21-at-20-507x360
(Foto: divulgação UFPR/ Pet-Covid)

Um estudo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) confirmou a presença de SARS-COV-2 em dois cães de Curitiba na última semana. Estes são os primeiros casos identificados no país. O estudo é coordenado pela UFPR e examina cães e gatos de cinco capitais. Até então, a equipe já havia identificado a presença do vírus em uma gata de Cuiabá, no Mato Grosso.

O professor responsável pelo estudo, Alexander Biondo, explica que a presença do vírus nos animais, não quer dizer que os cães e gatos desenvolvam a Covid-19 necessariamente. 

Segundo o professor, a hipótese é que os tutores transmitiram para os animais, e não ao contrário. Em Curitiba, o primeiro caso foi de um Bulldog Francês adulto. O tutor do cão tinha testado positivo para Covid-19 na última semana. O cão, que dorme na cama com ele, apresentou secreção nasal e confirmou uma pequena quantidade do vírus no organismo, mas testou negativo para Covid-19.

Já no segundo caso, um cão também adulto e sem raça definida, a tutora testou positivo e, dos quatro cães dela, apenas um confirmou a presença do vírus.

Os dados da pesquisa são registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Até o momento, não existe nenhum caso confirmado de cães e gatos transmissores do vírus ou que desenvolveram a Covid-19. A pesquisa segue em andamento em Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande, Recife, São Paulo e Cuiabá. Em Curitiba, a equipe de pesquisa faz a coleta em domicílio. A meta é de 100 animais por capital.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos