Dois casos de arrastões e assaltos são registrados por dia em ônibus de Curitiba no primeiro semestre de 2019

 Dois casos de arrastões e assaltos são registrados por dia em ônibus de Curitiba no primeiro semestre de 2019

(Foto: Ricardo Almeida / ANPr)

(Foto: Ricardo Almeida / ANPr)

No primeiro semestre deste ano, o transporte público de Curitiba registrou 373 ocorrências de assaltos e arrastões em ônibus e terminais da capital paranaense.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, em média, são atendidos dois assaltos por dia no sistema. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 606 roubos ou furtos, as ocorrências de janeiro a junho de 2019 diminuíram 38,4%. O Sindicado dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana não contesta os dados apresentados pela Sesp.

No entanto, o diretor do setor de inteligência do Sindimoc, Ari Dario Pereira, diz que os números podem estar subnotificados, já que os passageiros deixam de registrar boletim de ocorrência.

Já o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, diz que a corporação intensificou as operações para coibir a ação de ladrões no sistema de transporte coletivo de Curitiba.

De acordo com ele, a partir das denúncias feitas pela população, a Guarda faz um mapeamento de locais e horários em que há um maior número de ocorrências e, com isso, passa a fazer um monitoramento mais frequente.

O diretor da Guarda Municipal acrescenta ainda que a instalação de câmeras de segurança dentro de algumas linhas de ônibus da capital também tem ajudado a identificar suspeitos e inibir casos de furtos e roubos.

Para o diretor do Sindimoc, muito mais que a instalação de câmeras de monitoramento em estações-tubo e ônibus do transporte coletivo, seria necessária a criação de uma delegacia especializada no atendimento a este tipo de crime.

A Guarda Municipal pede que a população faça o registro das ocorrências pelo telefone 153 ou pelo 190 da Polícia Militar.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

(Foto: divulgação/URBS)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem