ParanáGeral

Dois novos pontos estão aptos para banho no Paraná

Ponta da Pita permanece imprópria para atividades e outros 10 pontos são permanentemente impróprios

 Dois novos pontos estão aptos para banho no Paraná

Foto: Alessandro Vieira/SEDEST

Cinquenta e cinco pontos estão próprios para banho no Paraná. O segundo boletim de balneabilidade da temporada de verão 2022/2023, divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta sexta (30), aponta melhora em dois pontos que eram considerados impróprios na última semana. Agora, as águas da altura do Porto de Cima (no Rio Nhundiaquara) e do Terminal Turístico do Rio Paranapanema (no município de Primeiro de Maio, no Norte do Estado), são consideradas aptas para banho e prática de esportes. Ponta da Pita, no Litoral do Estado, permanece imprópria para atividades.

Veja também:

Ao todo, o Paraná conta com 55 pontos próprios para banho e prática de esportes. São monitorados 66 pontos no Litoral e nas Costas Oeste e Norte, sendo 10 deles considerados sempre impróprios por serem foz dos rios no Litoral, ou seja, locais que drenam as áreas urbanas. O governo orienta, ainda, que as áreas em obras, na orla de Matinhos, sejam evitadas pelos veranistas.

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba. O monitoramento deve ser feito até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval.

Foto: Leonardo Sguarezi/divulgação

Como identificar pontos próprios para banho

Os locais aptos são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha, indicando contaminação da água pela bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros. É possível saber os pontos impróprios e próprios pelo site www.iat.pr.gov.br no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

ana.flavia

33% do PIB do Paraná está relacionado à Economia Verde

33% do PIB do Paraná está relacionado à Economia Verde

Entre as áreas que mais contribuíram para compor o resultado estão Agropecuária, Serviços e Indústria

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Tempo instável perde força no Paraná nesta quinta

Curitiba tem máxima de 20ºC, segundo o Simepar.

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Guarapuava tem oferta de bolsas para o projeto Genoma SUS

Vagas são para atuar em oito cidades do Brasil e também para trabalho remoto

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Dia do Menor Aprendiz: jovens compartilham experiências

Pessoas de 14 a 24 anos podem participar do programa