Domingo é o Dia Mundial sem Carro; conheça histórias de quem optou por não ter um automóvel para circular pela cidade

 Domingo é o Dia Mundial sem Carro; conheça histórias de quem optou por não ter um automóvel para circular pela cidade

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)

Domingo (22) é o Dia Mundial Sem Carro e, no Brasil, começa hoje (18) a Semana Nacional do Trânsito. Trata-se de um período marcado por uma série de ações de conscientização sobre o assunto que abordam desde estatísticas de acidentes e de vítimas até os efeitos do uso de combustíveis fósseis no meio ambiente.

Entre uma coisa e outra, cada vez mais gente tem adotado estilos de vida diferentes do convencional; são muitos os jovens que preferem ter um bom celular a um carro para circular pela cidade. Felipe Adrian de Assis Vaz, de 20 anos, é uma dessas pessoas.

Entre as opções que ele aponta estão os aplicativos de compartilhamento de bicicletas, patinetes e até mesmo de viagens de carro. O estudante explica que, além de mais sustentável, são alternativas que cabem melhor no bolso dele.

Mas e se a pessoa já teve carro, fica mais difícil? A BandNews fez essa pergunta ao jornalista Angelo Binder, mas ele garante que, com o tempo, tudo se resolve.

Na vida nova, ele agora até se empolga ao perceber que está dando um exemplo diferente aos dois filhos, que já olham para a cidade com mais consciência.

Outra pergunta que ele já está se acostumou a responder é: e você não fica todo suado?

Em Curitiba, as ações relacionadas à Semana do Trânsito começaram bem mais cedo, no início do mês. E a programação inclui ainda várias iniciativas, como o passeio ciclístico programado para este domingo (22) em parceria com o Detran Paraná e o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Paraná. A concentração começa às 9 horas, em frente à Superintendência da PRF na esquina da Linha Verde com a Avenida das Torres. A participação é gratuita.

Reportagem: Ana Flavia Silva/Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem