Dono do Grupo Petrópolis, que estava foragido, se entrega à Polícia Federal

 Dono do Grupo Petrópolis, que estava foragido, se entrega à Polícia Federal

Foto: divulgação/PF

O dono do Grupo Petrópolis, Walter Faria, que estava foragido deste o dia 31 de julho, se entregou à Polícia Federal (PF), em Curitiba, por volta de meio dia desta segunda-feira (5). Ele é alvo da fase 62 da Operação Lava Jato, deflagrada na semana passada.

O empresário teve um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça e deve permanecer na PF por tempo indeterminado. À PF, o empresário informou que já prestou pelo menos dez depoimentos a respeito dos assuntos tratados no inquérito da 62ª fase da Lava Jato a autoridades de São Paulo, Brasília e Rio de janeiro.

Batizada de Rock City, esta etapa da operação mira o pagamento de propinas disfarçadas de doações eleitorais e operações de lavagem de dinheiro feitas pelo Grupo Petrópolis, – empresa carioca de produção de bebidas. Outras quatro pessoas foram presas nesta etapa da operação em caráter temporário e podem deixar a cadeia amanhã (terça, 06), caso a prisão não seja convertida em preventiva.

Naede de Almeida, que também teve um mandado de prisão temporária expedido, está foragido. De acordo com as investigações, Walter Faria seria o operador financeiro de um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Petrópolis e a Odebrecht. O grupo teria auxiliado o Setor de Operações Estruturadas da empreiteira a pagar propina dissimulada como doação eleitoral por meio da troca de reais por dólares em contas no exterior.

O Ministério Público Federal estima que pelo menos R$ 330 milhões foram movimentados no esquema que teria funcionado entre os anos de 2007 e 2014.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem