Duas cidades paranaenses têm mais carros do que pessoas

 Duas cidades paranaenses têm mais carros do que pessoas

(Foto: divulgação/Prefeitura de Curitiba)

O Paraná tem duas cidades com mais automóveis do que pessoas. Segundo dados do Detran e do IBGE, São Jorge do Ivaí, no norte do Paraná, e Diamante do Sul, no oeste, tem mais veículos que habitantes. Com população estimada em 5 mil e 500 pessoas São Jorge do Ivaí tem uma frota de 6.038 veículos.

Em Doutor Ulisses, são 3.476 veículos para 3 mil e 400 habitantes. Curitiba, com uma população estimada em 1 milhão e 900 mil habitantes, tem uma frota de veículos de 1 milhão e 400 mil. É capital mais motorizada do país, com 0,7 veículo por habitante.

Na cidade com maior número de veículos por pessoa no Estado, o secretário de Administração, Francisco Navarro, de São Jorge do Ivaí, conta que ficou surpreso com a informação. Uma das hipóteses, segundo ele, seria a de moradores de outras cidades que tenham propriedade em São Jorge, mas que não moram na cidade. Mesmo assim, ele acha pouco provável que as pessoas escolham emplacar os veículos no município.

Na entrevista com o secretário, uma informação em especial chamou a atenção. Ele relata que o município, que hoje tem 5 mil e 500 habitantes, chegou a ter 20 mil. O uso de máquinas agrícolas, a modernização das práticas e a menor diversidade de cultura causou um êxodo rural, ou seja, moradores e nascidos no município migraram para cidades maiores.

Os dois municípios do Paraná com menor número de veículos por habitante são Guaraqueçaba e Doutor Ulysses. As duas cidades tem também os menores Índices de Desenvolvimento Humano no Paraná. Guaraqueçaba tem apenas 0,1 veículo por habitante, são 826 veículos para uma população estimada em 7.679 pessoas. Se considerado o Paraná como um todo (os 399 municípios), a taxa é de 0,6 veículo por habitante, com uma frota de 7 milhões e 102 mil veículos para 11 milhões pessoas.

São três veículos para cada cinco pessoas, em média. O levantamento feito pelo jornal Bem Paraná considerou dados sobre a frota de veículos disponibilizados pelo Departamento de Trânsito do Paraná. Os números mais recentes são de junho deste ano. Conforme o levantamento, cinco dos maiores municípios do Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa) concentram 35,5% da frota total de veículos do Estado.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem